Agricultura institui Zarc em consórcio com braquiária para mais 5 Estados
O Ministério da Agricultura instituiu para mais cinco Estados o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) no consórcio de milho segunda safra com braquiária. Conforme a pasta informou, em nota, os Estados são Acre, Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí. Assim, a partir de agora esses Estados poderão realizar o plantio de milho consorciado com braquiária em segunda safra acessando programas governamentais, principalmente de crédito rural a juros subsidiados.
Este tipo de zoneamento já contemplava também Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. "Em breve, devem ser publicadas portarias do Zarc para consórcio de milho com braquiária para outros Estados do Nordeste", diz o Ministério da Agricultura, em nota.
De acordo com a pasta, o plantio simultâneo do milho com a braquiária em segunda safra permite que o produtor continue a ter duas safras por ano e ainda possa incluir a forrageira no sistema - para posteriormente introduzir bovinos na área, em sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). "Pode também ser utilizada para proteção do solo, como palhada na realização do plantio direto na safra de verão seguinte. O consórcio também é uma estratégia economicamente eficiente para formação ou reforma de pastagens", menciona a nota.
0 comentário
Com Trump, agricultores dos EUA se preparam para sofrer um golpe nas exportações à China
Hedgepoint atualiza cenário global para o mercado de óleo de palma
Famílias sócias do STR de Casca recebem mais de R$ 1 milhão em descontos em rebate nas operações de crédito
Manejo incorreto no final do ciclo na soja impacta produtividade
Anec prevê exportação de 4,77 mi t de milho do Brasil em novembro
Conversa de Cerca #146 - Conflitos indígenas comprometem 20 anos de desenvolvimento do agronegócio no Paraná e alimentam insegurança