BC da China corta taxa de juros sobre recompras reversas de 14 dias
Por Winni Zhou e John Ruwitch
XANGAI (Reuters) - O banco central da China reduziu a taxa de juros sobre recompras reversas de 14 dias nesta quarta-feira, após um corte similar na taxa de recompra de sete dias no mês passado, para afrouxar as condições monetárias.
Operadores disseram que a medida era esperada já que mantém a curva de rendimentos, enquanto alguns economistas destacaram que isso pode indicar mais afrouxamento à frente conforme o crescimento desacelera.
O Banco do Povo da China disse em seu site que reduziu a taxa de recompra reversa de 14 dias para 2,65%, de 2,70%, mantendo a de 7 dias em 2,50%.
Em novembro, o banco central havia reduzido inesperadamente a taxa de 7 dias pela mesma margem pela primeira vez em mais de quatro anos, um sinal aos mercados de que as autoridades estão prontas para agir para impulsionar o crescimento.
"O banco central continuará a prestar atenção às condições de liquidez e conduzir de forma flexível operações no mercado aberto para manter estável a liquidez de fim de ano", disse o banco em comunicado em seu site, mas sem dar mais explicações sobre sua decisão.
0 comentário
BC eleva Selic em 0,50 ponto, a 11,25%, e defende que governo adote medidas fiscais estruturais
Índices de ações batem recordes com retorno de Trump à Presidência
Ibovespa tem queda modesta após eleição de Trump; Gerdau dispara
Após pressão trazida por Trump, dólar cai abaixo de R$5,70 no Brasil com fiscal no foco
Expectativa por medidas fiscais faz taxas longas de juros caírem após picos com vitória de Trump
Brasil espera relação civilizada com EUA sob Trump, diz Amorim