São Paulo espera boa safra de soja, mas produtores precisam ficar atentos para a janela do milho safrinha

Publicado em 12/12/2019 14:55
Ney Eduardo Alves - Detec Consultoria Agronômica
Consultor da Detec Consultoria Agronômica destaca a importância do produtor respeitar a janela de cultivo do milho em 2020 para não correr risco de perder os investimentos.

LOGO nalogo

A safra de soja 2019/20 deve correr dentro do normal no estado de São Paulo, mesmo nas regiões mais ao sul, que sofreram com a falta de chuvas e precisaram passar por replantios. Para o consultor da Detec Consultoria Agronômica, Ney Eduardo Alves, as produtividades vão ficar dentro da média normal apesar dos atrasos para iniciar a semeadura.

“Talvez ocorram gastos ocasionais por conta deste plantio mais tardio que acabe interferindo em um manejo um pouco mais incisivo para a Ferrugem. Outro problema da região nesse plantio mais tardio é a Mosca Branca, então podem ser feitas algumas aplicações adicionais para o controle dessa praga”, explica Alves.

O consultor destaca ainda que a expectativa é de produtividades dentro das médias históricas para a região, que chega a registrar média de até 80 sacas por hectare para os melhores produtores da localidade.

Segunda Safra

O impacto maior deste atraso será sentido na segunda safra de 2020, com o estreitamento da janela ideal para o cultivo do milho no ano que vem. A orientação do consultor é que o produtor siga a recomendação técnica de cada região para a safrinha e, mesmo com perspectivas de preços bons, respeite a janela para não correr o risco de querer ganhar e acabar perdendo mais.

“A grande preocupação é o produtor forçar o plantio fora de época para a safrinha e correr o risco de perder a lavoura por conta de geada mais ao sul, ou por stress hídrico para quem está mais ao norte”, diz Alves.

Confira a entrevista completa com o consultor da Detec Consultoria Agronômica no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário