Sistema FAEP/SENAR-PR promove segunda rodada do levantamento de custo de produção
A partir do dia 4 de novembro, técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR irão realizar a segunda rodada do levantamento dos custos de produção da suinocultura e avicultura. As reuniões com produtores e empresas dos setores irão acontecer em nove cidades do Estado (confira o cronograma abaixo), que têm nas atividades uma importância econômica. Os encontros são abertos para os pecuaristas interessados.
“Essa segunda rodada é para a atualização dos números. Os municípios são os mesmos do primeiro giro, para manter a série histórica, termos referência para comparar e também por terem mais representatividade nas atividades”, destaca Jefrey Albers, coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP.
A metodologia utilizada nestes encontros foi elaborada pelo mestre em economia rural Ademir Francisco Girotto, com base em procedimento utilizado pela Embrapa. Com os dados de referência, os produtores podem controlar seus gastos, além de utilizá-los em renegociais com as indústrias, enquanto a FAEP pode definir propostas para melhoria das duas atividades. Todos os dados, de forma compilada, serão publicados no Boletim Informativo no início de dezembro, e também no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (www.sistemafaep.org.br).
Conquista
A primeira rodada do levantamento dos custos de produção, no primeiro semestre, teve resultados práticos. Produtores da região dos Campos Gerais levaram os números para a reunião da Cadec e, conseguiram, junto a indústria, um aumento de 6%. A estratégia para conseguir o reajuste foi confrontar os pagamentos praticados em diferentes regiões.
Ainda, além do reajuste imediato, também houve um compromisso da empresa de mais uma melhora dos valores pagos aos produtores, caso algumas metas sejam cumpridas até o começo de 2020.
0 comentário
Agro e Prosa Episódio 898 - Diálogo Sustentável - Abramilho e Aprosoja
CNA na COP 29: as decisões de Baku | Ouça o Agro CNA/Senar #150
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | China abre mercados para produtos agrícolas para o Brasil
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Macroeconomia
Dificuldades sentidas pelo agro em 2024 exigiram transformação e otimização do marketing focado no setor
Melhores cases do marketing agro em 2024 são celebrados em evento realizado pela agência Macfor