Difícil imaginar a reação do povo se STF libertar Lula e fechar a Lava Jato, alerta Pinheiro Pedro
Na próxima quarta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá colocar em votação a decisão que irá definir sobre prisões em segunda instância. Dependendo da decisão dos ministros, milhares de presos podem ser soltos, incluindo o ex-presidente Lula e outros condenados pela operação Lava Jato. De acordo com Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado e vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa, esse tipo de decisão traria um grande conflito institucional para o STF.
"Estamos diante de um Supremo Tribunal que não atende mais aos anseios da população brasileira e que gera insegurança jurídica", disse Pinheiro Pedro. Segundo ele, as prisões em segunda instância já foram debatidas 3 vezes pelos ministros do STF e que uma mudança neste momento tiraria a credibilidade da instituição perante a população.
Ele explica que o processo jurídico possui uma lógica que não precisa ser alterada, já que o tribunal em segunda instância é o último que pode avaliar as provas produzidas durante o processo. Dessa forma, após a decisão em segunda instãncia não se gera novas provas, ficando a cargo do STF e do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) o de serem guardiões da Constituição Federal e do Estado de Direito.
Veja abaixo uma mensagem do jornalista J. R. Guzzo que tem circulado nas redes sociais:
Abaixo, veja um depoimento do ministro Gilmar Mendes gravado em 2015:
2 comentários
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Elvio Zanini Sinop - MT
O dito julgamento deverá ser um divisor de águas entre um futuro brilhante do Brasil e uma derrocada da Liberdade de Pensamento.
EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR
O que o STF e os políticos de plantão estão acostumados que , caso estes precisam aprovar um determinado projeto ou atender algum esquema , eles agem de forma sorrateira, colocam para votação quando a população se movimenta , eles dão um jeito de pedir vistas , esperando que a população esqueça e depois eles voltam a atacar .
Com relação a este processo , eles já acertaram isso tudo , e que eles tem o compromisso de salvar a pele destes que estão engaiolado . Está situação que se criou em relação ao Presidente Bolsonaro e o Partido ( Bivar ) psl , isso já foi acertado com este dono do partido , é pano de fundo para desviar a atenção , para os projetos que precisam ser ajustados possam passar sem a revolta da população . E estes Ministros e , Deputados , Senadores , caras de pau , não estão preocupados com o Brasil , mas sim com seu Ego , poder , e dinheiro . Não tenho dúvidas , a população deve ir a Brasília e dar um recado como nos casos " Código Florestal, Dilma , Indígenas etc. Se preciso for com um grande movimento de Máquinas Agrícolas , Caminhões etc. Estes políticos e Ministros precisam de um recado mais bruto .Como sempre o sr. Edmilson é certeiro em seus comentários... após o fato ocorrido muita gente expressa opinião, assim é mais fácil... porém nossa atividade não tem relógio... temos sim vontade de trabalhar e muita muita fé em Deus. Certa vez escutei de gerente de contas do meu Banco a sentença: "te pegaram"!!!... com essa frase me senti um lixo... porém esse lixo trabalhou, se recuperou, prosperou ... mas quero o fruto do meu suor de volta ... vamos lutar pra isso, pois, na época, paguei por um roubo descabido.