Aprosoja PR aconselha cautela ao produtor para o início do plantio da soja
O plantio da safra de soja 2019/20 já começou no Paraná, mas ainda avança de maneira irregular pelo estado, acompanhando as chuvas que, até o momento, são irregulares e espalhadas.
O sudoeste do estado é a região mais avançada, já que recebeu chuvas mais expressivas. Pato Branco por exemplo, já semeou mais da metade da sua área prevista. A região Oeste recebeu algumas chuvas no início desta semana e os trabalhos se iniciaram entre a quarta-feira (25) e a quinta-feira (26). Por fim, as áreas mais ao norte segue mais atrasadas e sem registro de chuvas.
Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, o produtor precisa ser bastante assertivo na tomada de decisão e prestar atenção à umidade presente no solo para que o alto custo de produção não seja perdido. A recomendação da entidade é ter paciência e esperar que as chuvas previstas entre os dias 3 e 5 de outubro se confirmam.
Apesar destas incertezas iniciais, as previsões climáticas apontam meses de novembro e dezembro com bastante chuva no Paraná, o que deixa os produtores do estado esperançosos de retomar bons níveis do produtividade após as perdas da safra passada, que chegaram em até 45% na região oeste.
O maior prejuízo ficaria para a segunda safra de milho, que de acordo com Bonesi, pode ter uma janela mais apertada com aumento do risco de geada e diminuição da área cultivada no ano que vem.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.
0 comentário
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
Soja: Apesar de nova dispara do óleo em Chicago, preços do grão voltam a recuar nesta 3ª feira
Paraná passa a ter 92% da safra de soja em "boa" condição após seca no noroeste
Crise hídrica traz prejuízos para o desenvolvimento do plantio da soja em Palotina/PR