O que é melhor para a cobertura do solo: brizantha piatã ou a brachiara ruziziensis?

Publicado em 23/09/2019 16:19
Anderson Guido - Gerente do Departamento Técnico Copasul
Especialista confirma que um ano após a introdução dos capins é possível verificar ganhos de 3 a 4 sacas de soja por hectare

Podcast

Entrevista com Anderson Guido - Gerente do Departamento Técnico Copasul sobre a Cobertura de Palhada

Download
 

LOGO nalogo

Na localidade de Naviraí/MS, os produtores rurais estão buscando alternativas para melhor a qualidade dos solos em que sofrem com a compactação. Diante desse cenário, uma alternativa é realizar a cobertura de palhada com a Brizantha piatã que apresentou excelente resultados na região.

Segundo Gerente do Departamento Técnico Copasul, Anderson Guido, realizar a cobertura com a brizantha piatã é a melhor escolha no tipo de solo do Mato Grosso do Sul. “O sistema radicular da piatã é muito mais agressivo e profundo, na qual acaba ajudando em alguns aspectos relacionados na física do solo”, afirma.

As raízes da piatã têm um diâmetro maior de enraizamento, a Copasul realizou algumas amostragens com diversos tipos de palhada. “Nós estamos fazendo essas comparações e observamos que a ruziziens é muito boa, porém o sistema radicular dela é menos agressivo”, comenta.

Os produtores rurais  estão buscando melhorar o perfil do solo na localidade e também resolver os problemas com compactação do solo. “As piatãs vão beneficiar as lavouras da região e vamos tentar resolver essa situação de compactação só utilizando braquiárias e a Piatã tem a capacidade de melhor 60% do solo”, relata.

O gerente dá a recomendação aos produtores que pretendem fazer o cultivo das braquárias, tendo em vista que o ideal é realizar logo após o cultivo da soja. "Nós conseguimos formar uma massa muito boa logo após a cultura da soja. No caso do milho tem que ser logo no plantio", conta. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário