Soja em Chicago reage com otimismo por declarações de Trump e relatório com redução dos estoques finais nos EUA
A soja fechou esta quinta-feira (12) beirando 30 pontos de alta, principalmente por causa de novos indícios de que Estados Unidos e China estão tentando uma reaproximação comercial, com tréguas tarifárias de ambos os lados.
Saiba mais:
>> China isenta alguns produtos dos EUA de tarifas retaliatórias
>> Trump adia em duas semanas aumento de tarifas sobre produtos da China
Para Carlos Cogo, sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio, essa reaproximação foi o principal motivo das altas. Outro fator que movimentou o dia foi o relatório mensal do USDA, com os números de oferta e demanda atualizados. O relatório acabou confirmando o que o mercado esperava: uma redução nas safras de soja e milho nos Estados Unidos, no entanto, os números ficaram acima da média das expectativas do mercado.
Leia: USDA reduz produção e produtividade de soja e milho dos EUA
De acordo com o analista, os cortes apresentados pelo USDA, tanto para a produção (de 100,15 milhões de toneladas para 98,87 milhões de toneladas) quanto para os estoques (de 20,5 milhões de toneladas para 17,4 milhões de toneladas), poderiam tornar o dia neutro ou até mesmo baixista. Porém, a reaproximação entre EUA e China deu ânimo ao mercado e caso um possível acordo se confirme, o mercado tende a subir ainda mais.
Para o mercado brasileiro, essa possível retomada de embarques americanos pode pressionar os preços dos prêmios. No Brasil, os negócios que são fechados e efetivados, como explica Cogo, refletem ainda a combinação de um dólar que segue acima dos R$ 4,00, as altas em Chicago e mais os prêmios para a safra velha, que conseguem se manter acima dos 100 pontos, apesar dos recuos recentes.
Veja também: Soja sobe quase 30 pontos em Chicago nesta 5ª feira com melhora nas relações China x EUA e USDA
0 comentário
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
Soja: Apesar de nova dispara do óleo em Chicago, preços do grão voltam a recuar nesta 3ª feira
Paraná passa a ter 92% da safra de soja em "boa" condição após seca no noroeste
Crise hídrica traz prejuízos para o desenvolvimento do plantio da soja em Palotina/PR