Cacau de Tomé-Açu é primeiro produto do Pará com selo de Indicação de Procedência
O município paraense de Tomé-Açu é a primeira localidade do estado a ter um produto certificado com a Indicação de Procedência no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Lançado em 2015, o Mapa tem representantes de quase todos os estados — e o Pará era um dos poucos que não faziam parte dele. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (20) pela assessoria do IBGE.
O Selo de Indicação Geográfica do Inpi é regulamentado pela Lei da Propriedade Intelectual n.º 9.279 e pode assumir dois modelos: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna conhecido ou quando determinada característica ou qualidade se deve a sua origem. Isso abre possibilidades para que os consumidores tenham informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão adquirindo. Esse tipo de certificação também valoriza a cultura local e fomenta atividades turísticas.
Leia a íntegra no site do Mercado do Cacau.
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações