Brasil registra aumento de 14,02% nas receitas com exportação de frango
O Brasil registrou um aumento de 14,02% nas receitas com a exportação de frango (in natura e industrializada), entre o meses de janeiro e julho de 2019. Os números divulgados pelo Epagri, indicam que o país exportou 2,40 milhões de toneladas de carne de frango, com faturamento de US$ 4,05 bilhões, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados mostram ainda que também houve um crescimento de 6,26% em relação a quantidade.
Apesar do aumento significativa do período, o mês de julho teve uma queda no número de exportações, quando comparado ao mesmo mês de 2018. Segundo o Epagri, o Brasil exportou 378,42 mil toneladas de carne de frango (in natura e industrializada), aumento de 0,30% em relação ao mês anterior, mas queda de 16,79% na comparação com julho de 2018. Já o faturamento com as exportações de carne de frango em julho foi de US$ 656,04 milhões, aumento de 3,95% em relação ao mês anterior e queda de 6,27% na comparação com julho de 2018.
O resultado negativo em relação a julho de 2018 já era esperado, uma vez que aquele mês registrou movimentação atípica nos portos brasileiros, decorrente da paralisação de caminhoneiros e empresas de transporte em 2018. "Embora tenha ocorrido no final de maio, os maiores impactos da paralisação foram observados nos dois meses seguintes. Em junho observou-se uma queda drástica nos embarques de carne de frango, em função da interrupção dos abates no final de maio e, posteriormente, do tempo necessário para a normalização do transporte das cargas até os portos", explica o levantamento. A situação, segundo o Epagri, gerou um “represamento”, o que fez com que julho registrasse o maior volume de carne de frango já exportado pelo Brasil num único mês: 454,79 mil toneladas.
Os primeiros números de agosto indicam que os números também devem superar o mês de julho. Dados divulgados pela Secretaria do Comércio Exterior demonstram uma alta na média diária de embarques de carne de frango ao longo das duas primeiras semanas em relação a julho, sendo 7,69% em valor e 9,09% em quantidade. Na comparação com agosto de 2018, a variação nas médias diárias também é positiva: crescimento de 14,60% em valor e 5,77% em quantidade.
Veja o relatório completo aqui.
Produção
O IBGE divulgou os primeiros dados relativos ao abate de animais no 2º trimestre de 2019. De acordo com o órgão, no 2º trimestre foram abatidos 1,43 bilhão de frangos, queda de 1,53% em relação ao trimestre anterior, mas aumento de 3,63% na comparação com o mesmo período de 2018. O peso acumulado das carcaças no 2º trimestre de 2019 foi de 3,35 milhões de toneladas, queda de 0,97% em relação ao trimestre anterior, mas acréscimo de 0,43% em relação ao mesmo período de 2018.
0 comentário

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária

Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária

Em reunião com a FPA, ministro Fávaro destaca parceria dos parlamentares para enfrentamento da gripe aviária

Mercado dos suínos registra movimentações pontuais nesta 3ª feira