Brasil registra aumento de 14,02% nas receitas com exportação de frango
O Brasil registrou um aumento de 14,02% nas receitas com a exportação de frango (in natura e industrializada), entre o meses de janeiro e julho de 2019. Os números divulgados pelo Epagri, indicam que o país exportou 2,40 milhões de toneladas de carne de frango, com faturamento de US$ 4,05 bilhões, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados mostram ainda que também houve um crescimento de 6,26% em relação a quantidade.
Apesar do aumento significativa do período, o mês de julho teve uma queda no número de exportações, quando comparado ao mesmo mês de 2018. Segundo o Epagri, o Brasil exportou 378,42 mil toneladas de carne de frango (in natura e industrializada), aumento de 0,30% em relação ao mês anterior, mas queda de 16,79% na comparação com julho de 2018. Já o faturamento com as exportações de carne de frango em julho foi de US$ 656,04 milhões, aumento de 3,95% em relação ao mês anterior e queda de 6,27% na comparação com julho de 2018.
O resultado negativo em relação a julho de 2018 já era esperado, uma vez que aquele mês registrou movimentação atípica nos portos brasileiros, decorrente da paralisação de caminhoneiros e empresas de transporte em 2018. "Embora tenha ocorrido no final de maio, os maiores impactos da paralisação foram observados nos dois meses seguintes. Em junho observou-se uma queda drástica nos embarques de carne de frango, em função da interrupção dos abates no final de maio e, posteriormente, do tempo necessário para a normalização do transporte das cargas até os portos", explica o levantamento. A situação, segundo o Epagri, gerou um “represamento”, o que fez com que julho registrasse o maior volume de carne de frango já exportado pelo Brasil num único mês: 454,79 mil toneladas.
Os primeiros números de agosto indicam que os números também devem superar o mês de julho. Dados divulgados pela Secretaria do Comércio Exterior demonstram uma alta na média diária de embarques de carne de frango ao longo das duas primeiras semanas em relação a julho, sendo 7,69% em valor e 9,09% em quantidade. Na comparação com agosto de 2018, a variação nas médias diárias também é positiva: crescimento de 14,60% em valor e 5,77% em quantidade.
Veja o relatório completo aqui.
Produção
O IBGE divulgou os primeiros dados relativos ao abate de animais no 2º trimestre de 2019. De acordo com o órgão, no 2º trimestre foram abatidos 1,43 bilhão de frangos, queda de 1,53% em relação ao trimestre anterior, mas aumento de 3,63% na comparação com o mesmo período de 2018. O peso acumulado das carcaças no 2º trimestre de 2019 foi de 3,35 milhões de toneladas, queda de 0,97% em relação ao trimestre anterior, mas acréscimo de 0,43% em relação ao mesmo período de 2018.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina