Cebola: Geada e clima frio não prejudicam roças sulistas
O frio intenso neste início de julho não prejudicou as roças de cebola sulistas, as quais estão em período de semeio e desenvolvimento da safra de verão 2019/20. Pelo contrário: colaboradores do Hortifruti/Brasil relataram que as baixas temperaturas favoreceram as plantações, uma vez que inibiram a proliferação de insetos (pragas) que não resistem às geadas.
Mesmo em Lebon Régis (SC), onde a temperatura chegou a 6°C negativos, os bulbos não foram afetados, pois estavam em período inicial de desenvolvimento, antes da fase de "chicote" (quando a hortaliça atinge altura de três a cinco centímetros e fica vulnerável). Na praça catarinense, apenas uma pequena quantidade de cebolas precoces, que estava nascendo, não resistiu ao clima – mas, segundo agentes, se trata de um descarte praticamente irrelevante em relação ao volume total.
Caso o frio continue causando geadas, algumas áreas com bulbos mais desenvolvidos podem ser prejudicadas. Contudo, até o momento, a produção sulista segue favorável.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações