Safras & Mercado projeta vendas mais aceleradas para a safra nova de soja e recuo nos índices negociados da safra velha
Podcast
Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Mercado da Soja
Download
Nesta quinta-feira (04), o mercado da soja não tem a referência da Bolsa de Chicago (CBOT). É feriado nos Estados Unidos e as negociações só serão retomadas amanhã (05), no pregão regular.
Entretanto, Luiz Fernando Gutierrez Roque, analista de mercado da consultoria Safras & Mercado, busca entender como o mercado vem se comportanto. Ele ressalta que fatores fundamentais como a guerra comercial têm sido considerados, mas que não houve acordo no encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China no G20. Contudo, esse encontro pode ser importante para retomar negociações.
Chicago também olha para a safra norte-americana, que tem um grande fator de dúvida. O início foi ruim e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou que a área deve cair em 10% a 12% em relação ao ano passado. Houve, porém, uma melhora climática que compensou os fatores de alta. Os primeiros momentos de julho foram aproveitados para uma correção técnica.
Mercado interno
Desde que Chicago se distanciou dos fatos reais, os produtores brasileiros aproveitaram maio e junho para negociar. Neste momento, a safra nova foi travada, o que os deixa mais tranquilos quanto às cotações. Segundo Roque, as vendas antecipadas estão acima da média normal.
0 comentário
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro