Tomate: Custo de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP)
Pelo 11º ano seguido, a equipe Hortifruti Brasil se reuniu, no dia 25 de abril deste ano, com produtores e técnicos da região de Mogi Guaçu (SP), para apurar os custos de produção de tomate de mesa. Os dados são consolidados para a temporada de 2018 e novamente foi feito um orçamento para 2019.
A escala típica das propriedades de Mogi Guaçu continua com 15 hectares. Pelo menos metade da área cultivada continua sendo representada por plantio em terras arrendadas, devido à necessidade de rotação de áreas para o cultivo. O valor do arrendamento segue estável desde 2016, fato atribuído a períodos de baixos preços das hortaliças entre 2017 e 2018. O plantio em terras próprias acontece geralmente em áreas onde não foi cultivado tomate por, pelo menos, de quatro a cinco anos.
A estimativa para a safra de inverno 2018 aponta que o custo de implantação da estrutura de condução do tomate teve um reajuste frente à safra 2017, passando para R$ 8.959,50 por hectare – com vida útil de três safras ou três anos, no caso de uma safra por ano. Para 2019, o orçamento indica que esse custo deve seguir em alta, estimado em R$ 9.184,50/ha.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações