Bônus calculado pela Conab ajudam no financiamento da PGPAF
Os bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) deste mês saíram para 13 produtos, cultivados e extraídos em diversas regiões brasileiras. A lista com os produtos e estados beneficiados foi publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União e terá validade do dia 10/06 até 9 de julho próximo.
O percentual é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços médio de mercado e de garantia, referentes ao mês de maio. O bônus apurado é utilizado pelo agricultor como desconto nas operações de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Da região Norte, estão relacionados açaí (AC e AM), cacau (AM), feijão caupi (PA) e babaçu (TO). Do Nordeste, também o babaçu e feijão caupi (MA, PE, CE e PI), castanha de caju (PB), leite (PE), manga (BA), mel (BA, PI e RN) e raiz de mandioca (CE e PB). Cana-de-açúcar (ES), mel (MG) e raiz de mandioca (ES) saíram para agricultores familiares da região Sudeste e, feijão caupi, para o Centro-Oeste (MT). Da região Sul recebem bônus café arábica (PR), maracujá (SC), mel (PR, SC e RS) e uva (SC).
Os produtos com maior pontuação para uso no desconto são o feijão caupi de Mato Grosso, com um bônus de garantia de preços de 52,92%, o babaçu de Tocantins e do Maranhão, com 50,66% e 45,72%, respectivamente, e o mel de Santa Catarina, com 41,12%.
Sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF estiver abaixo do preço de garantia é gerado um benefício. O principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Conab. No Pronaf, o recurso tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
Confira a lista completa no Diário Oficial da União.
0 comentário
Audiência debate soluções para reduzir despesas de grãos na região Sul
Dólar volta a ultrapassar R$6,00 e bate novo recorde com reação negativa à reforma do IR
Bom dia Agro 29/11/24 - Mercado do trigo
Plantio tardio toma ritmo acelerado no Mato Grosso e abre cenário favorável para a janela da segunda safra
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação