Experiência da Embrapa com gesso na cana mostra 120/t de colmos no 10º corte; Grupo São Martinho já está testando
Publicado em 30/05/2019 16:11
Djalma Martinhão - Pesquisador da Embrapa Cerrados
Além da longevidade, com apenas 1 aplicação em cana planta ou cana estabelecida, ao custo de até R$ 80/t, o gesso agrícola ajuda no sequestro do carbono, já que o sistema radicular mais avantajado da planta empurra o carbono até 2 metros, no modelo até agora conhecido. Pesquisador acredita que no mínimo até o 12º corte a cana manterá alta produtividade. Mas não se pode esquecer dos outros cuidados, como adubação com fósforo e potássio. No Oeste de SP também há cana comercial com gesso.
Podcast
Entrevista com Djalma Martinhão - Pesquisador da Embrapa Cerrados sobre o Gesso na cana contribui para sequestro de carbono
Download
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas
2 comentários
Açúcar segue pressionado e abre em baixa nesta segunda-feira (25)
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
antonio carlos pereira Jaboticabal - SP
Ele não falou sobre o teor de sacarose ... cana rústica dá 9 cortes sem gesso, terra roxa (+- 13%)..., entretanto com uma variedade de muito mais sacarose suportou apenas 3 cortes..., muita praga, não tinha como esperar o 4º corte..., ninguém plantou mais essa variedade com 43% de sacarose ! ... Essa cana na Usina São Martinho foi plantada em um solo de terra preta, beira do Rio Mogi Iguaçu com + - 4 m de altura, isso não é a realidade de todo solo..., sem duvida o gesso faz a raízes descer uns 4 m de profundidade, muito comum em plantação de café em MG, na seca o café fica mais verde, as raízes vão buscar mais água ! A Usina São Carlos em 1998 já usava o gesso.
Waldir Moreira Jr Frutal - MG
As coisas vão melhorando conforme pesquisas demonstram o melhor parra a produtividade, para a terra e para o meio ambiente. Tudo isso traduz-se em lucros para todos.