Cebola: Comercialização da safra 2018/19 se encerra no Sul
Em abril, a comercialização de cebola da safra 2018/19 foi encerrada no Sul do País. No geral, a rentabilidade foi positiva para grande parte dos produtores, devido à média de preços satisfatória durante a temporada. O preço médio da cebola em Ituporanga e Lebon Régis (SC), referente à temporada 2018/19, foi de R$ 1,52/kg.
As cotações satisfatórias (acima da estimativa de custo), por sua vez, podem ser justificadas pela redução da oferta: a produtividade das roças foi afetada por períodos de seca no plantio e por chuvas na colheita, intensificando a incidência de doenças – bactérias e fungos. Assim, em abril, o volume no Sul já estava reduzido e boa parte das cebolas foi descartada.
No mês passado, a oferta nacional também esteve reduzida em decorrência da queda de produtividade das regiões nordestinas – o elevado índice pluviométrico em Irecê (BA) dificultou as atividades nas roças e reduziu a qualidade da hortaliça. No Vale do São Francisco, devido às altas temperaturas, a incidência de calibre 2 foi mais frequente. Já para maio, a expectativa é que a oferta nacional se eleve, uma vez que São Paulo e Cerrado iniciam a colheita da safra 2019.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações