Chuvas causam perdas de até 10% nos 'baixeiros' do algodão do Oeste da Bahia
O Oeste da Bahia tem, agora, a safra na reta final. É uma safra que pode ser considerada boa, embora apresente alguns problemas por conta do excesso de chuvas - principalmente no algodão. Estima-se uma perda de 10% na fase atual do cultivo, o que gera um dilema para o agricultor.
Luiz Pradela, Conselheiro Consultivo AIBA, conta que há uma dificuldade de abertura do baixeiro. O produtor deve conduzir essa lavoura para salvar os ponteiros e com isso ele possa conseguir recuperar a produção que está pendente no momento.
Há, ainda, o custo com o problema do bicudo, que envolve gastos com fungicidas. Essa é uma decisão que deve ser tomada, pois sempre aumenta custos e nem sempre se tem um resultado esperado. Mas, para Pradela, é uma boa aposta.
As informações da Associação dos Produtores de Algodão dão conta de que as perdas devem ocorrer, embora haja uma possibilidade de recuperação. Algumas decisões como o dia do plantio, a condução da lavoura e a tecnologia utilizada são fatores que podem ajudar bastante nessa hora.
Pradela ressalta que sempre tem que se buscar médias de produção de 10 anos para construir uma história. "Mas a agricultura é isso aí: dia a dia, pé no chão", aponta o Conselheiro da AIBA.
0 comentário

Bayer reforça compromisso com agricultores familiares e transfere tecnologia para fortalecer produção de algodão no norte de MG

Mercado brasileiro do algodão pode ver preços melhores no médio prazo

Início das atividades do Ceditac marca retomada da produção de algodão no Norte de Minas

Algodão/Cepea: Indicador segue entre R$ 4,30/lp e R$ 4,40/lp

Algodão/Cepea: Queda externa pressiona cotações domésticas

Safra de algodão avança sob clima favorável, mas requer atenção a chuvas isoladas, aponta Nottus