Piauí já colheu 7/8% da safra de soja e produtividade está em 48/50 sacas, dentro da média histórica
Podcast
Entrevista com Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí sobre o Acompanhamento Safra de Soja
DownloadA colheita da soja no Piauí ainda está no começo com apenas 7/8% do total já colhido, os trabalhos deve ser intensificados durante o mês de março. Até o momento, os produtores do estado registram produtividades na casa das 48/50 sacas por hectare, número 15% menor do que o registrado na safra passada, mas ainda dentro da média histórica para a localidade.
“Nós tivemos um veranico mais severo em algumas regiões do estado em meados de dezembro para janeiro e isso prejudicou bastante a soja plantada logo no início, pegando seu período de enchimento de grão. Alguns produtores sofreram mais do que outros, essa safra foi bastante marcada pela irregularidade das chuvas dentro das regiões e micro regiões”, diz Alzir Pimentel Aguiar Neto, presidente da Aprosoja Piauí.
Com a colheita avançando, os produtores passam a olhar mais para o mercado que, pelo menos no momento, não apresenta boas condições de venda para a produção piauiense. “Os preços não estão tão atrativos como os do ano passado. Nós viemos fazendo uma média de preços e acho que conseguimos uma média razoável, mas, infelizmente, aqueles produtores que sofreram mais e ficaram desprivilegiados com relação ao mercado não vão conseguir pagar as contas com insumos que não param de subir de preço. O produtor que seguro demais e não vendeu ainda vai se deparar com preços ruins”, comenta Neto.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira