Tempo: Chuvas retornam ao longo da semana em áreas do Brasil central; precipitações dão trégua no Sul
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (21) - Fonte: Inmet
A região central do Brasil voltará a ter mais chuvas ao longo desta semana, de acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Bons volumes são previstos nos próximos dias em áreas do Centro-Oeste.
Imagens de satélite mostram instabilidades sobre diversas áreas doa região central do país nesta segunda-feira (21). A partir de amanhã (22), o modelo numérico do Inmet aponta chuvas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (22/01 a 28/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Mapas do Inmet apontam que os próximos sete dias serão de chuvas acumuladas expressivas sobre a região Norte do Brasil. Além disso, áreas do Centro-Oeste também receberão bons volumes, principalmente entre o Mato Grosso do Sul e Goiás.
Uma condição mais seca ainda seguirá pelos próximos dias sobre áreas do Oeste de Minas Gerais e quase todo o estado da Bahia. Produtores de soja dessas áreas devem estar atentos com a previsão específica dessas áreas nos próximos dias.
Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Por outro lado, as chuvas fortes darão trégua em áreas do Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Já na noite de sexta-feira (18), precipitações mais fracas foram registradas. Neste começo de semana, o tempo seguirá firme na região.
"No começo da noite da sexta-feira, a chuva caía fraca em Uruguaiana e a sensação térmica era de apenas 16°C por causa do vento moderado e frio que soprava por lá", noticiou a Climatempo. No fim de semana, já haviam poucas nuvens sobre a região.
Cidades gaúchas foram afetadas nos últimos dias pelas chuvas. Em São Gabriel (RS), no Oeste do Rio Grande do Sul, a chuva em janeiro já acumula mais de 800 milímetros, acima da média. Há danos em lavouras de soja e arroz, além de pecuária e mel.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nas últimas 24 horas, os maiores volumes no Sul foram em áreas litorâneas. Os cinco maiores acumulados no país ontem (20) foram em Macapá (Ap): 74,8 mm, Matupa (MT): 58,0 mm, Presidente Figueiredo (AM): 50,6 mm, Itapoá (SC): 48,0 mm e Morrinhos (GO): 46,2 mm.
Novas instabilidades retornam para a região Sul do Brasil apenas a partir de quarta-feira (23), mas se ocorrerem as chuvas serão bem mais fracas do que as registradas nos últimos dias, segundo mostram mapas do modelo Cosmo do Inmet.
Previsões do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) apontam que, no período de 21 a 29 de janeiro, as chuvas ficarão concentradas sobre a região Norte e, em menor intensidade, em áreas mais centrais.
De 29 de janeiro até 06 de fevereiro, as chuvas seguirão sobre a região Norte, mas volta a secar em áreas mais centrais do país. Por outro lado, nesse mesmo período, as precipitações se acumulam no Sul e em partes do Sudeste do Brasil.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de janeiro até 06 de fevereiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Ainda de acordo com o Inmet, nesta segunda-feira, há alerta de baixa umidade em áreas do Distrito Federal, Goiás e Tocantins.
Lavoura com 17 dias sem chuvas em Paracatu (MG). Envio de Walter Emídio
Soja no Sítio São Benedito em Itaberá (SP). Envio do produtor Henrique Cardoso
Lavoura na propriedade de Antônio Henrique Staidel Mafra (SC)
Colheita de soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Lavoura em Paracatu (MG). Envio de Walter Emídio
Fazenda Omega em Padre Bernardo (GO). Envio de Aurélio Mendonça
Pôr do sol na propriedade J.M. em Assis Chateaubriand (PR). Envio de Humberto Lourenço Marques
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil