Custo de produção 40% maior e perspectiva de queda na produtividade de soja preocupa produtores de Ipameri/GO
Podcast
Acompanhamento de Safra da Soja com Plínio Machado e Silva - Presidente do Sindicato Rural de Ipameri/GO
DownloadA região de Ipameri (GO) já finalizou 100% do seu plantio de soja. Apesar de registrar um alto índice pluviométrico no início do plantio, as lavouras se recuperaram e atualmente apresentam bom grau de desenvolvimento. Apesar disso, a expectativa dos produtores locais é de queda na produtividade nessa safra que deve ser colhida a partir do início de fevereiro.
“No ano passado colhemos cerca de 60 sacas por hectare e esse ano, com o plantio inicial bastante nublado e com pouca chuva, pode ocasionar uma pequena queda na produtividade. Uma faixa pequena do nosso munícipio também foi atingida por uma chuva de granizo nessa semana e teve um estrago bem grande na soja dessa área que representa cerca de 1.200 hectares dentro dos 150 mil que temos na região.”, diz Plínio Machado e Silva, presidente do Sindicato Rural de Ipameri (GO).
Mesmo com essa apreensão por conta das chuvas, o principal problema enfrentado na região é o aumento no custo de produção em comparação com a safra 2017/18. “Esse é o nosso grande gargalo. Tivemos impacto muito grande com o frete que eleva também o preço do adubo, que representa quase 50% do total da produção. Nós fizemos algumas avaliações e a variação no custo de produção vai de 20 a 40% do ano passado”, pontua Silva.
Nesse cenário de aumento no custo de produção e perspectiva de queda na produtividade, o produtor faz as contas para saber se será possível obter lucro nessa safra 2018/19. “Se não conseguir produzir bem esse ano ele não fecha a conta. Com o tipo de produtividade da safar passada a conta fecha quase empatando porque o custo foi muito alto e o preço também está menor do que no ano passado. O risco de fechar no vermelho ou empatar é muito grande”, analisa o presidente do sindicato.
0 comentário

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira