Tempo: Chuva de granizo e ventos causam estragos na região do Alto Paranaíba em MG; veja fotos
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (07) - Fonte: Inmet
A semana termina com chuvas e ventos fortes sobre áreas da faixa Leste do país. Na quinta-feira (06), Santa Rosa da Serra (MG), no Alto Paranaíba, registrou danos na cidade e no campo, em lavouras de café, com uma forte chuva de granizo acompanhada de ventos fortes. Mais precipitações são previstas nesta sexta-feira (07).
De acordo com levantamento do G1 regional, a chuva no município mineiro durou cerca de uma hora e os ventos aproximadamente 20 minutos. Foram registradas quedas de árvores, o único hospital da cidade desabou e danos em residências também foram registrados. A cidade tem população residente de 3.224 pessoas.
Imagens de satélite apontam instabilidades ainda presentes sobre áreas do estado de Minas Gerais, além de outros estados da faixa Centro-Norte. "Na sexta-feira (07) ainda há condições de chuva por todo estado mineiro e também pelo sul baiano", informou a Somar meteorologia. Os maiores acumulados devem ocorrer no Leste de Minas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas intensas para quase todo o estado mineiro nesta sexta. A chuva fica entre 30 e 60 milímetros ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro
Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro
Segundo a empresa meteorológica, as chuvas dos últimos dias, com acumulados de até 160 milímetros em algumas áreas dos dois estados, e as precipitações previstas ao longo do dia ocorrem por conta do avanço de uma frente fria sobre a região Sudeste aliada a um sistema de baixa pressão. As chuvas podem ser acompanhadas de descargas elétricas.
Mapas de precipitação acumulada do Inmet apontam que altos acumulados de chuva foram registrados no Centro-Norte do país ontem (06). Os cinco maiores acumulados ocorreram em Fonte Boa (AM): 128,4 mm, São João do Piauí (PI): 91,2 mm, Oieras (PI): 79,6 mm, Paulistana (PI): 66,0 mm e Barreiras (BA): 63,2 mm.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/12 a 10/12) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
No final de semana, mais chuvas podem ocorrer no estado mineiro e também na Bahia. "No sábado (08), as áreas de instabilidade devem ganhar ainda mais força pelo leste de Minas Gerais, com volumes bastante elevados para áreas da divisa com o estado do Espírito Santo e o sul da Bahia", disse a Somar. Os acumulados podem chegar a 60 mm.
"No domingo (09), a chuva se desloca para o norte de Minas Gerais e também pelo oeste da Bahia. Os acumulados de chuva já não devem ser tão expressivos, porém ainda há chances para descargas elétricas e chuva de intensidade moderada", complementa a empresa meteorológica.
De acordo com modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), quase toda a faixa Centro-Norte terá altos volumes entre 07 e 15 de dezembro. De 15 a 23 desse mês, os acumulados seguem nessa faixa, mas retornam com mais força para áreas mais centrais do país.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 de dezembro até 23 de dezembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Enquanto isso, a região Sul segue com tendência de um tempo mais seco na maior parte deste mês de dezembro. Nos últimos dias, inclusive, geadas não características para essa época do ano foram registradas em estados da região. Produtores devem ficar atentos com a condição para realizar ações necessárias de manejo nas pausas das chuvas.
Ainda nesta sexta-feira, segundo o Inmet, mais acumulados de chuva também são previstos para áreas de Amazonas e Pará.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Soja na região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agrônomo Carlos R. DELLAVALLE Filho
Soja em Prudentópolis (PR). Envio da equipe técnica cooperativa Santa Fé
Lavoura de café em Socorro (SP). Envio de Thomas Tafner
Plantação de abobrinha/tomate em Pouso Alegre (MG). Envio de Thomas Tafner
Plantação de batata em Socorro (SP). Envio de Thomas Tafner
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul