Mobilização contra a peste suína clássica no CE tenta conter expansão para áreas livres

Publicado em 03/12/2018 09:26

LOGO nalogo

A peste suína clássica detectada em 6 de outubro em Forquilha (CE), conforme já é conhecimento oficial, está mobilizando as entidades nacionais e estaduais, inclusive de estados exportadores fortes, como Santa Catarina e Paraná. O risco é a doença chegar a áreas livres mais próximas, como a Bahia.

Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Suinocultura (ABCS), em entrevista ao Notícias Agrícolas neste manhã de segunda (3), disse que há necessidade de US$ 30 mlhões para vacinar todo o rebanho nordestino.

E que há, sim, o risco de circulação de animais, pois o Ceará possui algumas granjas tecnificadas que recebem matrizes e reproduzires e que, depois, voltam para suas regiões de origem.

Veja nota técnica do Mapa expedida em outubro:

Notificamos para a OIE foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Forquilha no Ceará. Este estado está na Zona Não Livre de PSC, onde já estamos desde o início do ano desenvolvendo trabalho para a erradicação da PSC.

Estamos acompanhando desde o início da notificação e o Ministério da Agricultura está atuando com os colegas Guilherme Takeda (DSS) e Carlos Pizarro do Departamento de Saúde Animal, os colegas da SFA/CE e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará. O diagnóstico foi feito no Lanagro/MG por RTPCR.

Estamos intensificando as ações de vigilância nas propriedades no raio de 10Km conforme previsto no Plano de Contingência para PSC bem como nos vínculos.

O Ministério da Agricultura publicou a IN 25/2016 em que proíbe o trânsito de suínos, produtos e subprodutos entre a zona livre e zona não livre.

Já estão sendo adotadas todas as medidas para controle da enfermidade.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário