Nova pesquisa Datafolha mostra Bolsonaro com 56% e Haddad com 44%

Publicado em 25/10/2018 18:58
Rejeição a Haddad é de 52%; Bolsonaro tem 44%. A diferença entre eles é de 13 milhões de votos

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, segue na liderança da corrida presidencial três dias antes do segundo turno com 56 por cento dos votos válidos, mas caiu a diferença para o petista Fernando Haddad, que agora tem 44 por cento dos votos válidos, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa anterior do instituto, divulgada há uma semana, mostrou Bolsonaro com 59 por cento dos votos válidos, enquanto Haddad aparecia com 41 por cento. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e divulgada no site do jornal, é de 2 pontos percentuais.

Nos votos totais, Bolsonaro aparece com 48 por cento, ante os 50 por cento que registrava na semana passada, enquanto Haddad soma 38 por cento, era 35 por cento. Brancos e nulos somam 8 por cento, ante 10 por cento, e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 6 por cento, em comparação com os 5 por cento anteriores.

O Datafolha ouviu 9.173 pessoas entre quarta-feira e esta quinta em 341 cidades no levantamento, encomendado pela Folha e pela TV Globo e realizado na quarta (24) e na quinta (25).

Exposição negativa vem funcionando

O resultado é a mais expressiva mudança na curva das intenções de voto no segundo turno até aqui, e reflete um período de exposição negativa para o deputado do PSL.

O deputado perdeu apoio em todas as regiões do país, embora mantenha sua liderança uniforme, exceto no Nordeste, onde Haddad tem 56% dos votos totais e Bolsonaro, 30%.

A maior subida de Haddad ocorreu na região Norte, onde ganhou sete pontos, seguido da Sul, onde ganhou 4. Já Bolsonaro mantém uma sólida vantagem na área mais populosa do país, o Sudeste: 53% a 31% do petista. O Centro-Oeste e o Sul seguem como sua maior fortaleza eleitoral, com quase 60% dos votos totais nas regiões.

Entre os mais jovens (16 a 24 anos), Haddad viu sua intenção de voto subir de 39% para 45%, empatando tecnicamente com Bolsonaro, que caiu de 48% para 42%.

O segmento em que o petista mais subiu foi entre os mais ricos, aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos. Ali, cresceu oito pontos, mas segue perdendo de forma elástica para Bolsonaro: 61% a 32% dos votos totais. Lidera na outra ponta do estrato, entre os mais pobres (até 2 salários mínimos), com 47% contra 37% do deputado.

Entre o eleitorado masculino, Bolsonaro mantém ampla vantagem sobre Haddad, embora tenha caído três pontos -mesma medida da subida do petista. Tem 55% a 35%, distância que é reduzida a um empate técnico por 42% a 41% entre as mulheres.

A rejeição a ambos os candidatos, uma marca desta eleição, permanece alta. Haddad viu a sua oscilar negativamente de 54% para 52%, enquanto Bolsonaro teve a sua subindo três pontos, para 44%. A certeza do voto dos eleitores declarados de ambos é alta: 94% dos bolsonaristas e 91% dos pró-Haddad se dizem convictos. (Igor Gielow, da Folha de S. Paulo)

Bolsonaro é 13. Milhões a mais (O Antagonista)

Os petista ficaram animados com o resultado do Datafolha, mas a realidade é que Fernando Haddad teria de conseguir 13 milhões de votos, até domingo, para superar Jair Bolsonaro.

Bolsonaro é 13. Milhões a mais.

Datafolha: mais de 90% já decidiram seu voto

A três dias da eleição, o novo Datafolha mostra que é alto o grau de decisão entre os eleitores: 91% dos consultados disseram que não mudarão mais as suas escolhas.

O número é praticamente idêntico ao da pesquisa anterior, de 17 e 18 de outubro, em que 90% afirmaram já ter decidido seus votos.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 94% estão totalmente decididos a votar no candidato do PSL e 6% admitem a possibilidade de mudar de ideia. Entre os de Fernando Haddad, 91% se dizem totalmente decididos e 9% ainda podem mudar.

Datafolha em SP: Doria 52% x 48% França

O Datafolha acaba de divulgar sua nova rodada de pesquisas sobre os segundos turnos estaduais –a presidencial sairá às 19h, promete o instituto.

Em São Paulo, a disputa entre João Doria e Márcio França segue acirrada: o tucano está com 52% e o pessebista, com 48%, o que configura empate técnico no limite da margem de erro.

A diferença entre os dois caiu de seis para quatro pontos desde o levantamento anterior.

Datafolha em MG: Zema lidera, mas diferença cai seis pontos

Na disputa pelo governo de Minas Gerais, o Datafolha indica que a vantagem de Romeu Zema sobre Antonio Anastasia continua grande, mas recuou seis pontos.

O empresário do Partido Novo tem 68% dos votos válidos; na última pesquisa, do dia 18, tinha 71%. O senador e ex-governador tucano, que tinha 29%, subiu para 32%.

A diferença ainda é, no entanto, de 36 pontos percentuais.

Datafolha no RJ: diferença de Witzel para Paes cai dez pontos

No Rio, o Datafolha continua mostrando vantagem de Wilson Witzel sobre Eduardo Paes, mas a diferença entre os dois caiu dez pontos desde a última pesquisa.

O ex-juiz permanece na liderança, com 56% dos votos válidos –eram 61% na semana passada. O ex-prefeito do Rio subiu e registra agora 44%, ante os 39% do levantamento anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Folha/O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    E os fanáticos culpam as pesquisas.. Elas só refletem a vontade do eleitor naquele momento.. e a vontade do eleitor muda de acordo com a postura dos candidatos... para ser um bom candidato é preciso ter um currículo pessoal e profissional de feitos positivos de forma íntegra.. Um plano factível a resolver nossos anseios...com base Parlamentar...

    34
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Tá derretendo... isto concorrendo com poste... olhem o quanto é ruim o borsanada... mostra não ter base psicológica... nem preparo eexecutivo... nem liderança para dialogar..e convencer... Por isto apesar de falar o que queremos ouvir ao meu ver vai ser mais um a enrolar e não fazer o que promete... infelizmente.

    42
    • EDEGAR PORSCH canarana - MT

      comentário 34+ contra -4... tomou seu papudo...

      E ainda acha que pesquisa é verdade?

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Edgar..meus comentários não tem intuito de agradar as pessoas..procuro colocar o que penso... Ou seja minha opinião... Quase sempre acerto..mas erro também e sei reconhecer o erro..vou dar mais um palpite...a diferença era de 20% pro borsanada...a 10 dias..vai chegar amanha com os dados da eleição algo próximo a 10%....se derreter 10% dos votos em não e derreter é o que.. Mostra o quanto ruim e o candidato..embora do pt e muito pior..aguardemos ate amanhã..

      6
    • EDEGAR PORSCH canarana - MT

      Porque Borsonada???? Por que ofender colocando apelido???? Aceita que dói menos....

      0
  • Pathy Marcel Guarabira - PB

    esse data folha e o maior fake news de todos ...

    3