CNJ pede manifestação de Moro sobre sigilo das delações de Palocci

Publicado em 04/10/2018 18:31
Moro tem 15 dias para se manifestar sobre o pedido do PT

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, concedeu hoje (4) prazo de 15 dias para que o juiz federal Sérgio Moro se manifeste sobre o pedido de providências do PT contra a quebra de sigilo de parte dos depoimentos de delação do ex-ministro Antonio Palocci.

Após receber as informações, o ministro deve decidir a reclamação disciplinar, que foi protocolada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Visando a possibilitar uma melhor compreensão dos fatos, determino seja o representado notificado para prestar informações em 15 dias", decidiu.

Na reclamação, o PT afirma que Moro "desvirtuou de seu dever de serenidade" ao tornar público o conteúdo da delação a seis dias do primeiro turno das eleições. Segundo o partido, o juiz inflamou a sociedade "a partir de documentos que não passaram pelo crivo do contraditório”.

Na segunda-feira (1º), Moro decidiu dar publicidade a alguns depoimentos por entender que não há risco às investigações da ação penal a que Palocci responde na Operação Lava Jato e que o fato possibilitaria o contraditório por parte da defesa de Lula. Os depoimentos estavam em segredo de Justiça desde a homologação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Nos depoimentos, Palocci afirmou que as campanhas do PT em 2010 e 2014 custaram R$ 1,4 bilhão e teriam sido financiadas majoritariamente com recursos ilícitos. O ex-ministro também disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do loteamento de cargos na Petrobras para financiar as campanhas da legenda.

Para a defesa de Lula, Palocci mentiu para obter benefícios que vão, desde a redução de sua pena até a possibilidade de “perdão judicial” - e da manutenção de parte substancial dos valores encontrados em suas contas bancárias. O PT sustenta que as delações são "mentirosas, sem credibilidade e negociadas em troca de benefícios penais e financeiros".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • João Carlos remedio São José dos Campos - SP

    Infelizmente, o PT, que nasceu como partido político e se tornou uma facção criminosa, aparelhou parte do Judiciário brasileiro; onde se viu, um Ministro "intimar" um Juiz (no caso, Dr Sérgio Moro), por tornar público, uma pequena parte da delação do ex-ministro petista, preso, Antônio Palocci?

    Será que a população brasileira, num momento tão delicado e decisivo não precisava saber, com detalhes, tudo sobre essa delação???, afinal, essa facção criminosa tem possibilidades de ganhar as eleições presidenciais e retornar com mais força ao poder, para roubar ainda mais o patrimônio público... A que ponto chegamos??..., ver parte da nossa Justiça parecer estar advogando para bandidos, principalmente os "banhados" por esse esgoto pútrido do Partido dos Trabalhadores, PT, cujo líder, Lula, está condenado e preso por crime de corrupção...!

    BOLSONARO PRESIDENTE 17, vamos juntos, resgatar o Brasil das mãos desses bandidos travestido de políticos!

    3
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Essa delação sequer foi aceita pelo aguerrido Ministério Público Federal, pelo simples fato do que foi dito não linkar com as provas apresentadas e obtidas até então pelo MPF.

      Moro tem seus méritos, mas para quem tem um pouco de bom senso sabe do seu caráter antipetista, o que não é nenhum problema, desde que ele não use suas atribuições profissionais de modo a opor o lado que ele não concorda.

      A poucos dias das eleições Sergio Moro reaparecer com trechos dessas delações para uma população polarizada, é no minimo irresponsabilidade. Repercutiu mal noi judiciário como um todo.

      Primeiro que esses trechos das delações já haviam sido vazados lá no passado, sendo inclusive capa de revista semanal.

      Isso que ele fez mostra um pouco da instabilidade institucional que toma conta do pais, MP's, judiciário, de certa forma querendo influenciar no processo eleitoral.

      Muitos fanáticos batem palmas hoje, mas esse oba oba pode se virar a qualquer hora para o outro lado, daí estamos definitivamente no caos.

      Diante da cegueira política, pouco adianta eu expor isso aqui.

      25
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      O judiciário é o pior poder do pais..corporativista...incompetente...maioria acha que vivem na suíça...uma vergonha...

      7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TIAGO fico chateado com alguém que escreve para dizer que Palocci braço direito do LULA conta mentira---Eu não lhe dou o direito de achar que a nossa inteligencia é tao pequena para acreditar nos seus argumentos -----POR FAVOR NÃO NOS" OFENDA !!!!

      1
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Meloni, tenho certeza que VC e muitos aqui são inteligentes, talvez estejam levemente contaminados pelo anti petismo exagerado ou bolsonarismo sem limites. Mas seguindo sua lógica, vamos resumir o judiciário a delações, tao somente a isso.

      4