Plantio de soja no PR avança para 18% da área; colheita de trigo tem ritmo mais lento
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil, atingiu 18 por cento da área total, estimada em 5,45 milhões de hectares, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.
As chuvas no começo de setembro permitiram que a safra de soja 2018/19 do Paraná, prevista em 19,6 milhões de toneladas, tivesse o início mais precoce das atividades de semeadura em pelo menos cinco anos, segundo dados do Deral.
Na mesma época do ano passado, quando a seca atrapalhou as atividades, produtores paranaenses tinham semeado apenas 2 por cento da área.
Segundo o relatório mensal do Deral, o plantio da primeira safra de milho 2018/19 do Estado alcançou 58 por cento dos 352,2 mil hectares estimados --em igual período do ano passado, o plantio de milho havia atingido apenas 16 por cento da área.
Já a colheita da safra de trigo deste ano do Paraná, projetada pelo departamento em 2,92 milhões de toneladas, atingiu 20 por cento da área semeada, em ritmo mais lento que no ano passado em meio a chuvas.
Na mesma época do ano passado, havia atingido 65 por cento da área, com o tempo seco favorecendo a colheita de trigo.
(Por Isabel Marchenta)
0 comentário

Soja/Cepea: Negócios são lentos no Brasil

Soja e óleo disparam na Bolsa de Chicago nesta 2ª, após anúncio de corte de tarifas por China e EUA

Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta

Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços

Vendas da safra de soja do Brasil estão atrasadas, aponta Safras & Mercado

Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS