Apesar da boa exportação e resultados positivos na balança comercial, o agronegócio ainda não reagiu à desvalorização cambial
Podcast
Entrevista com Marcos Fava Neves - Professor Faculdades de Administração USP e FGV sobre o Futuro do Agronegócio
Download
Nesta terça-feira (18), a partir das 20h, o Notícias Agrícolas irá transmitir um webinar com a participação do prof. Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Estadual de São Paulo (USP), que irá tratar sobre o futuro do agronegócio no Brasil.
Em entrevista ao site, Neves destaca que o compromisso com o agronegócio é fundamental para o país, que supera a cada ano a renda que vem sendo trazida pela agricultura.
O balanço da última safra mostra que 2017/18 teve uma produção total de 228,3 milhões de toneladas, um número 3,9% menor em relação à safra anterior, com uma área 1,4% maior. O problema se deu apenas no milho, que enfrentou condições de seca em maio e junho, mas a soja teve ótimos resultados.
Os grãos são os principais responsáveis pelo aumento de produtividade nos últimos anos. A cana de açúcar não conseguiu realizar o mesmo trabalho, mas os pacotes tecnológicos disponíveis, bem como o investimento dos produtores e a vontade de modernização, são alguns fatores que permitiram e devem continuar permitindo esse crescimento nos próximos anos.
Além de atender o mercado interno, o agronegócio brasileiro também abastece o mercado externo, permitindo o controle da inflação ao exportar o excedente produtivo para outros países.
Confira a entrevista completa com o professor Marcos Fava Neves no vídeo acima
0 comentário

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP