PT vai trocar candidato em Curitiba dia 11; Conversa de Lula com Haddad foi definitiva

Publicado em 05/09/2018 08:40
na coluna PAINEL da FOLHA DE S. PAULO
Cabra marcado para nascer 
Integrantes da cúpula do PT afirmam que, apesar das ressalvas públicas, a conversa de Lula com Fernando Haddad na carceragem da PF, na segunda (3), foi conclusiva. O recurso ao STF cumpre duas funções simbólicas: mostra à militância que o partido não desistiu do ex-presidente e preenche requisito para que a ONU avalie o mérito do caso do petista. A unção de Haddad será feita em Curitiba, cidade em que Lula está preso, no dia 11. O roteiro para a bênção televisiva também foi traçado.

Casa cheia

Petistas já começaram a convocação para o ato em Curitiba. Governadores e quadros do PT e do PC do B, partido de Manuela d’Ávila, que vai assumir a vice de Haddad, foram avisados. As legendas estudam oficializar o chamado durante programação com artistas e intelectuais no Tuca, dia 10, em SP.

Em branco e preto

Há grande preocupação no PT em registrar a saída de cena de Lula e sua bênção a Haddad de maneira cristalina na TV. Pesquisas da sigla indicam que o eleitor lulista não aceitaria gesto dúbio, que possa ser visto como traição ao ex-presidente.

Em memória de mim

Lula deve escrever uma carta, que tem sido chamada por petistas de seu testamento político, tanto para o ato em Curitiba como para a propaganda eleitoral.

Lula enfrenta momento duro para passar bastão político para Haddad (por MÔNICA BÉRGAMO)

passagem do bastão político para Fernando Haddad (PT-SP) está sendo um momento duro para Lula, acreditam alguns de seus interlocutores.

NA MINHA 

Apesar de saber que a hora chegaria, o petista tem dado sinais de resistência.

DE VOLTA 

A situação, dizem, é afinal bem diferente de quando ele ajudou a elegerDilma Rousseff em 2010 —Lula sabia que poderia retomar o comando da situação. Agora, preso, não conseguirá manter a mesma relevância no dia a dia —qualquer que seja o resultado das urnas.

LUZ FRACA 

A batalha jurídica que ele trava, potencializada até agora por sua candidatura, tenderia, por outro lado, a perder os holofotes no Brasil e no exterior.

LUZ FORTE 

E o TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP) analisa hoje recurso de Lula em que ele pede R$ 1 milhão por danos morais a Deltan Dallagnol. A ação foi movida por causa da entrevista coletiva que o procurador deu à imprensa usando um power point para explicar denúncias contra o petista.

“Eu voto em Jair Bolsonaro”, diz Fred D"Avila

O ruralista Frederico D’Avila, que foi assessor de Geraldo Alckmin, explicou na Folha de S. Paulo por que decidiu apoiar Jair Bolsonaro:

“Eu voto em Jair Bolsonaro para presidente da República. Motivos e razões não faltam. Ele é a melhor pessoa para comandar um país à beira da falência econômica, política e moral. É o único com capacidade de administrar o Brasil de olho nos melhores interesses de todas as pessoas que trabalham incansavelmente, de empresários a segmentos profissionais, de professores a alunos, de médicos a pacientes, de ricos a pobres. Um governo Bolsonaro coloca o Brasil nos eixos.

Lógico que Bolsonaro tem posições firmes sobre temas que lhe são caros. Mas ele não se isola, nem atua de maneira enclausurada. Ouve, escuta e sabe como apresentar no Congresso todas as reformas que vão devolver dinamismo, competitividade e seriedade para o país. Isso é essencial para acabar com a corrupção e com a negociação espúria do toma-lá-dá-cá.

Saber identificar demandas e possibilidades é importantíssimo para o agronegócio, que o abraçou por convicção e não por casuísmo.

Bolsonaro é defensor do setor porque entende que há um ataque orquestrado por alguns setores do mundo político, do Judiciário e da sociedade civil, por meio de ONGs, para acabar com a competitividade da agricultura brasileira.”

Bolsonaro se cristalizou

O PDT “avalia que o voto de Jair Bolsonaro se cristalizou e que, hoje, há só uma vaga no segundo turno”, diz a Folha de S. Paulo.

A vaga será disputada a tapas e pontapés por Ciro Gomes e Fernando Haddad. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário