Ibope e Datafolha suspendem pesquisas com nome de Lula

Publicado em 04/09/2018 19:58

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibope deixou de divulgar uma pesquisa sobre a disputa presidencial prevista para sair na noite desta terça-feira no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após realizar uma "adequação" que retirou da sondagem o cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota lida no Jornal Nacional, o Ibope disse que, após o TSE barrar a candidatura de Lula na madrugada de sábado, decidiu fazer o levantamento com apenas um cenário, com o atual candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, como o nome petista na disputa, ao contrário do que constava do registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral.

"A intenção do instituto é obter o aval do TSE para a divulgação do resultado dessa pesquisa com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje", afirma a nota.

"Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados."

Lula teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral na madrugada do último sábado com base na Lei da Ficha Limpa. Na decisão, o TSE deu prazo até o dia 11 de setembro para o PT escolher um substituto para a cabeça de chapa. Haddad é o plano B do PT e deverá assumir este papel.

Também nesta terça, o Datafolha anunciou que cancelou o registro de uma pesquisa nacional que seria feita entre esta terça e a quinta-feira por conta da presença de Lula no questionário.

O instituto disse que fará um novo levantamento sem o nome do petista, após ele ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O Datafolha informou que essa nova pesquisa será divulgada na próxima segunda-feira.

IBOPE SUSPENDE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA E QUESTIONA TSE SOBRE LULA (em O Antagonista)

O Ibope suspendeu, pelo menos por enquanto, a divulgação da pesquisa presidencial contratada pelo Estadão e pela Globo que deveria ter ido ao ar agora à noite, conta Igor Gadelha em Crusoé.

O instituto perguntou ao TSE se pode divulgar a pesquisa com o nome de Lula, declarado inelegível na madrugada de sábado, 1º/9. O TSE ainda não respondeu.

DATAFOLHA CANCELA REGISTRO DE PESQUISA COM LULA

O Datafolha anunciou o cancelamento do registro da pesquisa eleitoral nacional que seria feita de 4 a 6 de setembro devido à impugnação da candidatura de Lula pelo TSE.

A pesquisa tinha sido registrada no tribunal eleitoral em 31 de agosto, antes do término da votação que impediu o presidiário de disputar a Presidência.

Segundo a Folha, o instituto decidiu não aplicar o questionário que incluía Lula e registrou uma nova pesquisa, que será divulgada na próxima segunda, 10 de setembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário