Incêndio destrói Museu Nacional no Rio de Janeiro

Publicado em 03/09/2018 07:51

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de domingo, informou o Corpo de Bombeiros.

O incêndio começou no início da noite e se alastrou rapidamente, destruindo o acervo do museu que é considerado um dos maiores e mais importantes da América Latina.

O acervo continha milhões de peças, objetos, coleções, séries, documentos e fósseis humanos e de dinossauros.

O museu de 200 anos, que foi residência da família real, não tinha uma estrutura moderna de prevenção de incêndio, e algumas coleções de animais eram preservadas em álcool e formol, o que teria ajudado no alastramento das chamas.

"Foi embora hoje parte da história dessa nação. Era um museu não só de visitação, mas de produção científica", disse a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. "Parte do Brasil morreu hoje", acrescentou.

As causas do incêndio estão sendo investigadas, e a Polícia Federal também deve atuar no caso, uma vez que o Museu Nacional é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Por falta de verba, algumas alas do Museu Nacional estavam fechadas e a estrutura apresentava fragilidade, sendo possível detectar infiltrações, fios aparentes e outros problemas durante visitações.

O presidente Michel Temer lamentou o incêndio em publicação no Twitter. "Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Foram perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros", disse.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário