Êxodo de venezuelanos se aproxima de momento de crise, diz agência da ONU

Publicado em 24/08/2018 14:00

LOGO REUTERS

GENEBRA (Reuters) - O êxodo de imigrantes da Venezuela está se aproximando de um "momento de crise" comparável aos acontecimentos envolvendo refugiados no Mediterrâneo, disse a agência para imigração da ONU nesta sexta-feira.

Números cada vez maiores de venezuelanos estão fugindo da crise econômica e instabilidade política que abala a Venezuela, ameaçando sobrecarregar países vizinhos, incluindo o Brasil. Autoridades da região irão se encontrar em Bogotá na próxima semana para buscar uma solução.

Neste mês, Equador e Peru tornaram mais rígidas as regras para venezuelanos cruzarem a fronteira, exigindo passaportes válidos em vez de somente carteiras de identidade. No Brasil, moradores da cidade de Pacaraima, em Roraima, forçaram centenas de venezuelanos a fugirem de volta para a Venezuela.

Descrevendo esses casos como sinais de alerta, o porta-voz da Organização Internacional para Migração da ONU (OIM), Joel Millman, disse que financiamento e meios para administrar o êxodo precisam ser mobilizados.

"Isso está se tornando um momento de crise que nós vimos em outras partes do mundo, especificamente no Mediterrâneo", disse o porta-voz em coletiva de imprensa.

Na quinta-feira, a OIM e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) pediram que países da América Latina facilitem a entrada de venezuelanos.

O porta-voz do Acnur, Andrej Mahecic, disse nesta sexta-feira que governos na região estão fazendo esforços "louváveis", mesmo que algumas capacidades de recepção e serviços estejam sobrecarregadas.

Mas "algumas imagens preocupantes" têm surgido na região na última semana. "Essas aumentam o estigma daqueles que são forçados a fugir, e também colocam em risco os esforços para sua integração", disse.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário