Frio pode atrasar desenvolvimento das lavouras de milho

Publicado em 21/08/2018 15:06

Após a passagem da frente fria pelo Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar atua sobre o estado e diminui as temperaturas. Apesar deste frio mais intenso, o trigo não corre nenhum risco, já que as temperaturas não irão ficar negativas. Contudo, há uma preocupação com as lavouras de milho que estão sendo semeadas no noroeste e norte do Rio Grande do Sul. Como estão em fase inicial de desenvolvimento, o frio mais intenso pode atrasar um pouco o crescimento das plantas. 

Por outro lado, a chuva de ontem, possibilitou a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, assim como ao milho e, sobretudo, a continuidade dos trabalhos de plantio. No entanto, o preparo do solo vem sendo atrapalhado, nos campos e várzeas de arroz. O tempo mais firme deve se manter inalterado até o final da semana, quando uma nova frente fria avança sobre o estado e provoca chuva generalizada.

Nesta terça-feira, a frente fria está sobre Santa Catarina e Paraná e provoca chuva generalizada. Assim o dia será de tempo instável e chuvoso. O sistema deve avançar também sobre o sul de São Paulo, onde deixará o tempo instável entre a quarta (22) e quinta-feira (23). A instabilidade irá possibilitar a manutenção da umidade do solo e garantir boas condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno. Porém, a chuva irá atrapalhar o pleno andamento da colheita de milho safrinha, cana-de-açúcar e café. Mas nada que traga prejuízos aos produtores.

Em quase a totalidade das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e na Bahia, a semana irá continuar marcada pelo tempo seco e sem chuva. Com isso, será possibilitado o rápido avanço dos trabalhos de colheita, assim como de preparo do solo e tratos culturais.

Deve-se salientar que no Mato Grosso, ainda estão ocorrendo pancadas de chuva em diversos pontos do estado. De certa forma as precipitações estão beneficiando o desenvolvimento das lavouras de cobertura, como milheto, braquiária, crotalaria, entre outras, mas está afetando as lavouras de algodão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário