Produção de eucalipto em Campo Grande tem ganho de produtividade e queda no custo de produção
O custo de produção de eucalipto em Campo Grande (MS) neste ano foi menor do que o de 2017. Apesar do aumento do preço de fertilizantes e defensivos, o Incremento Médio Anual (IMA), que mede a produtividade na silvicultura, subiu de 33 para 35 metros cúbicos/hectare/ano, o que mostra que houve ganho de eficiência na atividade.
Esta foi a conclusão do painel realizado nesta quarta (1º), na capital sul-mato-grossense, por técnicos do Projeto Campo Futuro para levantar informações sobre os custos de produção da cultura com o objetivo de conhecer a realidade da região e auxiliar os produtores locais na gestão da atividade.
“A redução dos custos está associada à melhor eficiência na implantação da floresta e ao aumento do Incremento Médio Anual (IMA)”, explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Maciel Silva.
O encontro foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Programa de Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege/Esalq) e contou também com a participação de produtores rurais.
A partir do levantamento dos dados sobre custos de produção, é possível reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para traçar uma radiografia sobre a produção local e orientar os produtores na tomada de decisões na propriedade a partir do diagnóstico identificado na apuração das informações relatadas por produtores e sindicatos rurais.
Projeto - O Campo Futuro é um projeto realizado pela CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados e sindicatos rurais.
O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos