Tempo: Chuvas devem retornar em áreas do Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias com nova frente fria
O tempo continua firme na maior parte do país com uma massa de ar seco tomando conta da região central do país e precipitações apenas nas extremidades do país. No entanto, esse cenário deve mudar nesses últimos dias de julho com a chegada de uma frente fria no Sul do país que pode avançar para áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
"Esta frente fria começa esfriar o estado durante o domingo, mas a chuva só deve chegar em Campo Grande e no leste do estado durante a terça-feira. Mas se a chuva desta frente fria falhar, a capital de Mato Grosso do Sul vai fechar julho de 2018 igual a 2008, quando não choveu nada em julho", noticiou a Climatempo. Brasília (DF) já completa 67 dias sem chuvas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (28/07 a 03/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Na região Sudeste, as chuvas também foram escassas durante todo esse mês de julho. Na capital do estado de São Paulo, por exemplo, não chove forte há 42 dias consecutivos, segundo levantamento da Climatempo em uma das estações do Inmet na cidade. Vale lembrar que o inverno costuma ter menos chuvas mesmo nessas regiões do país, mas a condição já preocupa.
"O que vai livrar julho de 2018 de terminar zerado de chuva, como ocorreu em 2008, é a expectativa (grande) de que chova nos dias 30 e 31 de julho com a passagem de uma frente fria. Esta frente fria poderá provocar chuva em todas as regiões do estado de São Paulo e a chuva pode até cair com moderada a forte intensidade em alguns locais...", informa.
O centro de previsão do Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostra a tendência de mais chuvas sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. No período, de 3 a 11 de agosto, as precipitações devem retornar mais expressivamente sobre quase toda a faixa central do país. Essa previsão, no entanto, ainda é uma tendência e ainda deve ser confirmada.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 26 de julho até 11 de agosto:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Com a massa de ar seco na maior parte do país, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a baixa umidade (entre 30% e 20%) nesta sexta-feira (27) em áreas do Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará e São Paulo.
Plantação de algodão em Sinop (MT).
Colheita de Milho em Coronel Vivida (PR). Envio de Mateus Capelin.
Iniciando a colheita de milho em Caarapó (MS). Envio da Eng. Agrônoma Laiz Violin Ciceri
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil