Nigéria: Guerra entre agricultores e pecuaristas mata mais de 1300 pessoas
Um conflito entre agricultores e pecuaristas na Nigéria tirou seis vezes mais vidas em 2018 do que conflitos envolvendo grupos terroristas islâmicos. Cerca de 1.300 pessoas morreram em confrontos nos primeiros seis meses do ano, em comparação com cerca de 200 mortes relacionadas ao Boko Haram, disse Nnamdi Obasi, um analista sênior da International Crisis Group (ICG), uma ONG fundada em 1995 voltada à resolução e prevenção de conflitos armados internacionais, com sede em Bruxelas. O conflito entre agricultores e pecuaristas “é claramente o principal desafio para a segurança e estabilidade da Nigéria”, apontou Obasi.
À medida em que o deserto do Saara avança para o Sul, pecuaristas que tradicionalmente levam o gado para pastar em planícies na zona semi-árida do Sahel estão se mudando para o Centro e Sul da Nigéria em busca de pastagens, onde entram em choque com comunidades agrícolas. A maioria dos pastores são muçulmanos da etnia fulani, enquanto os agricultores são predominantemente cristãos, o que acrescenta uma dimensão étnica e religiosa ao conflito.
Estima-se que 300 mil pessoas tenham sido forçadas a abandonar suas casas somente neste ano, de acordo com um relatório do ICG publicado na quinta-feira (26).
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo com informações do The Washington Post.
1 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
geraldo emanuel prizon Coromandel - MG
É dessa forma que os conflitos se resolvem no continente africano... Fica um alerta pra quem está animado querendo plantar soja em Angola...