2 pesquisas (XP e BigData) mostram Bolsonaro na frente (espontânea)

Publicado em 26/07/2018 10:21 e atualizado em 26/07/2018 12:08
em O Antagonita e ESTADÃO (BR18)

O poste de Lula em segundo lugar na pesquisa da XP (em O Antagonista)

A pesquisa encomendada pela XP traz o seguinte resultado:

Jair Bolsonaro: 23%

Marina Silva: 12%

Geraldo Alckmin: 10%

Ciro Gomes: 10%

Alvaro Dias: 5%

Fernando Haddad: 2%

Quando Fernando Haddad foi apresentado como candidato do Lula, os números mudaram:

Jair Bolsonaro: 22%

Fernando Haddad: 12%

Marina Silva: 10%

Geraldo Alckmin: 9%

Ciro Gomes: 9%

Bolsonaro estabilizado ? (BR18, ESTADÃO)

Pesquisa do Ideia Big Data para a revista Veja desta semana mostra Jair Bolsonaro consolidado em primeiro lugar no cenário sem Lula e com uma votação espontânea ainda maior que a mostrada em levantamentos recentes.

Ele tem 17% no principal cenário, índice parecido com o último Datafolha, mas avançou na espontânea: registra 14% dos votos quando o eleitor não é apresentado a um cartão com nomes.

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04178/2018. A pesquisa foi feita por amostragem em ponto de fluxo, com 2.036 entrevistas.

Lula parado

Lula está parado.

Na pesquisa encomendada pela XP, ele aparece com 30% dos votos.

Se ele for capaz de transferir metade desse eleitorado, seu poste chega a 15%. Ninguém sabe se isso é o bastante para arrumar uma vaga no segundo turno.

Por isso, Lula decidiu incendiar o Brasil.

Só o STF pode impedir o caos, barrando a candidatura do presidiário assim que ela for apresentada.

Leia o comentário de Merval Pereira:

“A estratégia do PT de desmoralizar a Justiça para dar ares de verdade à tese de que Lula é um perseguido político, encarcerado injustamente, está produzindo seus efeitos deletérios à democracia brasileira.

O ataque de militantes petistas ao prédio do Supremo Tribunal Federal, com atos de vandalismo, é um absurdo que não foi devidamente repudiado fora dos organismos institucionais da Justiça. Não houve um pré-candidato ou líder partidário que se posicionasse veementemente contra a arruaça promovida por neo-aloprados petistas, incentivados pelas declarações e ações das lideranças políticas de esquerda (…).

O desespero dos petistas pode chegar a um nível perigoso depois de 15 de agosto, quando ele deverá ser registrado como o candidato oficial à Presidência da República. A partir dessa data, a luta jurídica terá apenas um objetivo: levar o nome de Lula à urna eletrônica e fazê-lo poder disputar a eleição sub-judice. Nada indica que o intento será alcançado. Mas é previsível que a agressividade de seus militantes subirá de tom.”

O plano dos petistas para emplacar Lula no horário eleitoral (O Antagonista)

Reportagem do site InfoMoney explica qual será a estratégia do PT para tentar emplacar a imagem de Lula, condenado e inelegível, no início do horário eleitoral gratuito.

A ideia é que o presidiário apareça como “candidato aguardando a análise do pedido de candidatura”. Para isso, seriam aproveitadas as imagens que ele gravou em São Bernardo do Campo, nos braços dos fiéis petistas, antes da sua prisão.

Para a defesa do petista, protocolado o pedido de registro em 15 de agosto, o edital tem de ser publicado no dia 17. A partir daí, conta-se o prazo de cinco dias para impugnações e, depois, o de sete dias para que a defesa se manifeste.

Esse trâmite se encerraria em 29 de agosto, deixando o TSE com pouco tempo para julgar o registro eleitoral em plenário –o horário gratuito começa em 31 de agosto.

Integrantes do TSE, porém, já afirmaram que o registro de Lula pode ser negado “de ofício” –isto é, por decisão do relator, tão logo o pedido chegue ao gabinete.

Nesse caso, o condenado nem poderá ser considerado candidato.

Lula até o limite (ESTADÃO)

O ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli, escalado como coordenador político da campanha do PT, disse que o partido só apontará um candidato para substituir Lula quando e se o TSE vetar a candidatura do ex-presidente preso.

Martela, assim, a tese da cúpula da legenda, que começa a ter questionamentos internos pontuais. “Se tiver, é depois da decisão do TSE, se o TSE resolver impedir a candidatura legítima do Lula”, afirmou, em entrevista ao Estadão.

Lula realmente desistiu de indicar um poste

Nesta quinta-feira, seu advogado eleitoral repete o mesmo discurso na Folha de S. Paulo, no Estadão, na Veja, no InfoMoney: ele garante que, de chicana em chicana, o PT vai conseguir arrastar a candidatura do presidiário até outubro.

Lula sabe que seu poste tem pouca chance de ser eleito. Por isso mesmo, ele aposta no caos.

PGR faz o alerta ao PT

Raquel Dodge acaba de anunciar que o Ministério Público pedirá o ressarcimento aos cofres públicos de cada centavo gasto em eventuais campanhas de candidatos inelegíveis.

“Recursos públicos só podem ser usados por candidatos elegíveis. Os inelegíveis que usarem recursos públicos nas suas campanhas terão que devolver.”

O indulto de Lula vai ter de esperar

O poste de Lula não vai conseguir tirá-lo da cadeia com uma canetada.

Carlos Velloso, o eterno presidente do STF, disse para O Globo:

“O presidente da República pode indultar, sim, mas só depois do trânsito em julgado da ação. Além disso, há todo um procedimento. É ouvido o conselho nacional penitenciário. Não se decide de um dia para o outro.”

Lula também não será beneficiado por uma anistia aprovada no Congresso Nacional:

“Não há anistia para criminosos comuns”.

Lula é o poste de Lula

Lula se recusa a escolher um poste.

Seu advogado, Luiz Fernando Casagrande Pereira, disse para o Estadão que o presidiário vai sequestrar a disputa eleitoral: 

“A não ser que ele disfarce muito bem, estou convencido de que a posição dele é clara de não só registrar a candidatura como de ir até o final. Ele nunca fez nenhuma pergunta sobre a substituição. Para mim ele nunca cogitou.”

Jaques Wagner não deve aceitar ser Plano B de Lula, dizem fontes

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Pressionado pelo PT e pelo próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a aceitar ser o Plano B do partido, com a possível impugnação da candidatura de Lula à Presidência, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner já teria decidido que não poderá aceitar o encargo, disseram à Reuters fontes que acompanham o assunto.

O ex-governador é pré-candidato ao Senado pela Bahia, em uma eleição dada como praticamente certa no Estado, e desde o início renegava a ideia de ser um Plano B. No entanto, como mostrou a Reuters, seu nome como substituto de Lula cresceu dentro do partido nas últimas semanas, insuflado pelo próprio ex-presidente.

Lula chegou a cogitar a ideia de uma chapa com Wagner tendo o dono da Coteminas, Josué Gomes, como vice. Neste caso, o empresário, filho do vice-presidente de Lula, José Alencar, representaria o Sudeste empresarial, enquanto Wagner representaria o Nordeste, em uma composição que lembraria a chapa do ex-presidente em 2002 e 2006.

"Todas as semanas ele (Wagner) recebe gente da direção do partido que tratam desse assunto, inclusive com recados do ex-presidente", contou uma fonte próxima a Wagner.

O ex-governador e ex-ministro teria balançado e prometido avaliar um pedido de Lula, mas a resposta deve ser negativa.

Outra fonte ouvida pela Reuters confirma que Wagner está caminhando para negar a possibilidade de assumir o Plano B do PT ao ex-presidente e ao partido. Com Lula, o ex-governador planejaria conversar nos próximos dias.

"O partido quer também uma coisa mais formal, até para se liberar para procurar uma outra alternativa", disse a primeira fonte.

A outra alternativa aventada até hoje é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, coordenador do programa de governo de Lula e hoje um dos nomes mais próximos ao ex-presidente. No entanto, Haddad tem dificuldade de conquistar apoio interno.

A maior parte do PT o vê como sem jogo de cintura e pouco político --daí, inclusive, a pressão para que Wagner aceitasse a posição. O ex-governador baiano seria mais habilidoso, dizem petistas.

"Wagner traria o Nordeste, isso é certo. Agora, Haddad talvez não tenha tanta entrada nem no Sudeste", disse um petista.

Nesta sexta, em um evento do PT na cidade de Teixeira de Freitas (BA), contou a fonte, o senador Otto Alencar (PSD), que apoia o partido no estado, chegou a afirmar que "estava com Lula" e, se o ex-presidente não puder concorrer, estaria com Wagner. Ao lado, o ex-governador apenas sorriu.

O PT faz a convenção que vai confirmar Lula como candidato no dia 4 de agosto e tudo caminha para ter também um vice do próprio partido, já que negociações de alianças até agora não avançaram.

Pela lei, o substituto pode ser o eventual vice na chapa de Lula, mas não é obrigatório. O partido pode incluir outro nome na chapa com a eventual impugnação da candidatura do ex-presidente.

Exclusivo: Palocci entrega rastreador veicular para provar reuniões e pagamentos de propina a Lula

Por Claudio Dantas

O Antagonista apurou que o delator Antonio Palocci entregou à Polícia Federal dois rastreadores que estavam instalados em veículos de uso pessoal.

Os equipamentos trazem o registro histórico de percursos utilizados pelo ex-ministro, inclusive locais visitados, como escritórios de advocacia, empresas, residências e restaurantes.

Após a perícia da PF, esses registros vão ajudar a corroborar episódios de negociação e entrega de propina narrados por Palocci em sua delação premiada.

O italiano já contou à Lava Jato que fez ao menos cinco pagamentos a Lula, em dinheiro vivo, para cobrir despesas pessoais do ex-presidente.

Palocci também forneceu à PF quatro HDs de computadores da Consultoria Projeto, com emails, contratos e agendas. A empresa era usada para repasses ilícitos de grandes empresários ao PT.

Os HDs já estão sendo periciados pelos investigadores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Alberto Erhart Sulina - PR

    Chega de poste no governo, dessa vez é Bolsonaro!

    4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Carlos, tem poste fincado no congresso há anos.. sem raiz e sem frutos...pelo visto vao finca-lo

      5