ICE atua para limitar prêmio do 1º contrato de café robusta após disparada

Publicado em 24/07/2018 16:52

LOGO REUTERS

Por Ana Ionova

LONDRES, 24 Jul (Reuters) – A Intercontinental Exchange (ICE) interveio no mercado de café robusta em Londres para frear
uma disparada no prêmio entre os contratos julho e setembro, impulsionada parcialmente por estoques apertados após uma greve de caminhoneiros no Brasil atrasar embarques para o mercado de futuros, disseram diversas fontes à Reuters.

O prêmio para o café robusta para julho ampliou-se em meados do mês para até 100 dólares por tonelada ante o contrato para setembro . No início do mês, o prêmio era de apenas 10 dólares.

As fontes disseram que medidas recentes da ICE mantiveram o prêmio limitado a 100 dólares.

De acordo com seis fontes de mercado, a disparada no prêmio aconteceu após um operador com uma grande posição vendida não ter café suficiente para entrega contra o contrato julho, que expira na quarta-feira.

"Alguém colocou uma aposta em uma posição vendida em julho em um tamanho bem acima do que teria capacidade de entregar",
disse uma fonte.

Cinco fontes disseram que a expectativa do operador era embarcar para a Europa grãos de robusta do Brasil para cobrir na bolsa ao menos parte da posição vendida. Mas as exportações do Brasil foram travadas por uma greve de caminhoneiros no final de maio que atrapalhou o transporte de mercadorias por semanas.

"Eles tinham a oferta, mas não conseguiram entregar a tempo por causa da greve dos caminhoneiros no Brasil", disse uma outra fonte. "Agora nós estamos no período de entrega e não há liquidez."

A Sucafina, que ficou com a maioria dos estoques certificados no último vencimento, é vista como a empresa que estaria novamente por tomar as entregas contra a bolsa, segundo as fontes.

Cinco fontes disseram que a ICE agiu para evitar que o prêmio entre julho e setembro de ultrapassasse os 100 dólares, um nível visto como reflexo de convergência física ou valor justo no mercado físico.

A ICE disse em um comunicado que "monitora o mercado físico atentamente durante o mês de entrega para o café robusta" e que isso inclui "comunicação com participantes do mercado". A Sucafina recusou-se a comentar.

Fontes disseram o agente responsável pela entrega tem alocado pequenas quantidades de café novo para a bolsa neste mês, mas tem encontrado dificuldades de obter o volume necessário para cobrir a sua posição vendida.

Os embarques de café brasileiro começaram lentamente a chegar à Europa após a greve, enquanto os grãos do Vietnã, o maior produtor de robusta do mundo, também têm sido escassos, uma vez que não tem sido lucrativo transportá-los para o mercado de terminais.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519))

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário