Lei que proíbe a caça de javalis em SP coloca em risco a produção agropecuária e a saúde da população no estado
Podcast
Entrevista com Frederico D´Avila - Diretor da Sociedade Rural Brasileira sobre a Caça aos javalis
Download
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma lei, outorgada pelo governador Márcio França, que proíbe a caça de animais no estado.
Essa situação, contudo, atinge o manejo de controle dos javalis, que causam problemas para as lavouras em 12 estados e 600 municípios, segundo levantamento do Ibama.
Frederico D'Ávila, diretor da Sociedade Rural Brasileira, salienta que esses animais "se reproduzem de maneira significativa e rápida e são animais perigosos, selvagens e agressivos". Desta forma, os riscos não são apenas econômicos, mas também ambientais e de saúde pública.
Segundo ele, há um histórico de prejuízos elevados no Brasil. Além dos javalis, as lavouras ainda são atingidas pelos javaporcos, que são o cruzamento de javalis com porcos domésticos.
D'Ávila acredita que a lei deve ser revogada, já que uma lei estadual não pode suplantar o que está valendo a nível federal.
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Rodrigo Ferreira Rio de Janeiro - RJ
aff, caçar os javalis pra vcs plantarem? qtos empregos vcs fornecem mesmo?
Rodrigo, pelo seu comentário produtor rural voce não é e não sei o que voce está fazendo aqui. Seria interessante voce olhar e procurarr saber de onde vem o alimento que está todos os dia sobre a sua mesa. Abraços.
Em relação ao agronegócio, moro numa região agrícola e cerca de 70% dos empregos gerados numa região de mais de 40 municípios vem das Cooperativas dos agricultores da região, que geram no mínimo 40 mil empregos diretos fora os indiretos.
Esse Rodrigo Ferreira deve ser daqueles que militam em defender a "Mata Amazônica", mas as "matas" do Rio de Janeiro, são outras. Ver do verbo transitivo direto "matar", na segunda pessoa do presente: Eu mato... Tu "matas"... ... É assim que ele enxerga!.. ... Não é verdade, "caro" Rodrigo Ferreira...
Meus caros, não sou contra nada. Porém tudo precisa de um equilíbrio. Se desmatarmos tudo que for área para continuar plantando daqui a pouco não sobra nada. Já chegamos num ponto em que devemos aproveitar melhor o espaço utilizado, pois se não fosse assim japoneses e holandeses ja tinham morrido de fome.
Rodrigo os Japoneses e Holandeses só não morreram de fome porque importam muuuiito alimento de outros paises, inclusive do Brasil. Acorda rapaz, o Brasil tem mais de 60% de suas matas nativas intocáveis e a agricultura planta menos de 8% do território nacional. Manda para nós a escritura da tua terra que você mantem em mata nativa.
Sr.Rodrigo, caso você não tenha uma escritura para apresentar a área que você preserva , apresente ao menos a sua escritura do seu imóvel urbano onde conste nela a área que você também tem a responsabilidade de preservar ( como você critica o produtor rural ) também gostaria que você apresentasse o seu projeto de destino dos resíduos sólidos que você e sua família geram dia após dia, e me informe se sua cidade dá o destino ambientalmente correto para tais resíduos ,( No Rio de Janeiro ..... kkk) procure se informar melhor sobre o trabalho e a preocupação do produtor rural com o meio ambiente .( Ex. Nas embalagens de Agroquímicos nós devolvemos em local próprio mais de 95%, todo este material é devolvido com tríplice lavagem , classificada por categoria etc ...Quero saber se você faz o trabalho de separar seu resíduo de sua residência.
Para finalizar, gostaria de te convidar para vir ao Paraná , oeste conhecer como se faz Agricultura e suas transformações , e como nós respeitamos o meio ambiente , você conhecer como se trata as embalagens de Agroquímicos ( o que vocês Ambientalistas de Plantão não conhecem ou se fazem de cegos).
Eu aprendi com o filho de Ana Maria Primavesi que a FLORESTA -- EM SEU ESTAGIO DE CRESCIMENTO FINAL -- NAO ABSORVE CO2... Logo, os ambientalistas estao enganando todo mundo falando exatamente o contrario da verdade... Tranformam semi-analfabetos, como Rodrigo Ferreira, em militantes da salvaçao do planeta... -Rodrigo, você nao se sente um palhaço ao divulgar teorias falsas? Você entendeu ??? A floresta Amazonica vive em equilibrio e nao sequestra CO2... Assim como todo o MATO NATIVO que o Codigo Florestal nos impinge.