Hortifruti: Alta produtividade reduz custos em 2017

Publicado em 26/06/2018 16:52

Os indicadores de custo de produção em 2017 foram muito melhores do que os dos dois anos anteriores: dólar estabilizado, juros em queda, menos gastos com mão de obra e, principalmente, alta produtividade nas lavouras. Todos esses itens amenizaram a pressão sobre os custos de produção dos hortifrútis no ano passado.

No entanto, esse alívio nos custos não impulsionou a rentabilidade do produtor, devido à queda generalizada dos preços, que, por sua vez, caíram em decorrência da maior oferta e da demanda limitada em 2017 para a maioria dos produtos. No Especial Hortaliças, edição de junho da revista Hortifruti Brasil, são apresentados os custos de produção de duas importantes hortaliças: tomate e alface.

No caso do tomate, estão detalhados os custos do fruto de mesa e industrial em Goiânia (GO), Caçador (SC) e Mogi Guaçu (SP). Quanto à alface, pelo segundo ano consecutivo, foi avaliado o custo de produção na região de Mogi das Cruzes (SP). Com os dados, a Hortifruti Brasil estimou a rentabilidade média das culturas analisadas.

Ressalta-se que os cálculos apresentados tiveram como base as médias de produtividade, de preços e de custos de produção e que, portanto, alguns produtores tiveram resultados distintos dos apresentados no estudo.

Confira o conteúdo completo na edição de junho da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário