Onda de frio terá manhã mais fria na quarta-feira, dia 6, alerta o Inmet. Cuiabá (MT) será atingida pela friagem

Publicado em 02/06/2018 21:52

Uma nova onda de frio entrou pelo Sul do Brasil, derrubando as temperaturas e causando geadas em algumas localidades dos três estados da região. Ao longo dos próximos dias, o sistema avança para outros estados do país.

"O processo de formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil provocará condições de frio extremo nos três estados da região, com formação de geadas esse sistema avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste", disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Os modelos numéricos indicam que a massa de ar frio irá atuar pelo menos até o dia 07 ou 08 de junho.

"O amanhecer do 06 de junho de 2018, será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais. Outro destaque é a intensificação dos ventos (ventos de rajada de 80 a 90 Km/h) no litoral das Regiões Sul e Sudeste do país, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico", informou instituto em nota.

Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, esse sistema não será tão forte como o último, mas novas geadas podem ocorrer. "A chance de geada na região Sul ocorre em quase todo o estado do Rio Grande do Sul já a partir deste domingo (03) e em Santa Catarina apenas no Planalto Norte. Enquanto que no Paraná essa condição fica restrita ao Sul do estado e apenas como uma possibilidade", disse a meteorologista em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Conforme mostra o modelo Cosmo, o frio avançará pelo país nos próximos dias e atingirá os estados de Rondônia e do Acre. Nesses dois estados, podem ocorrer um fenômeno caracterizado como friagem no decorrer dos dias. 

Geada neste domingo, informa a Climatempo

Mesmo o centro da massa polar que sobe do sul não passando pelo Brasil, a queda de temperatura será intensa e há previsão de geada de moderada a forte intensidade. A figura abaixo mostra a probabilidade de geada. A chance será grande de formação de geada nas Serras Gaúcha e Catarinense, nas áreas de Planalto desses dois estados e no sul do Paraná. Ao longo da semana ainda devemos ter geada no Sul. A temperatura também deve cair muito em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

-su_geada02

 

Ar polar entra em MT e temperatura cai muito em Cuiabá 

Desde sábado se registra  forte queda da temperatura no oeste e sul de Mato Grosso, inclusive sobre a região de Cuiabá, com a entrada do ar frio de origem polar que vem com a frente fria. O resfriamento será muito acentuado em toda a área entre a Bolívia, a Chapada dos Parecis, Cuiabá, o sul de Mato Grosso e a divisa com o sul de Rondônia. O restante do estado continua quente no fim de semana. 

Mais frio neste domingo, que deve amanhecer nublado, com neblina e problema de má visibilidade em aeroportos e estradas do oeste e sul de Mato Grosso. Na segunda-feira, 3 de junho, há risco de nevoeiro (neblina) de manhã cedo no oeste e sul de Mato Grosso. O dia amanhece frio e a tarde será com maior temperatura em relação ao domingo, mas ainda não tem o calorão de mais de 30°C.

Na terça-feira, 5 de junho, um pouco mais de ar polar deve entrar sobre o estado e isto vai impedir uma grande elevação da temperatura, mesmo com  a presença do sol na maior parte do dia. As áreas no centro-norte e leste do estado vão refrescar na semana que vem, mas não terão a sensação de frio como em Cuiabá e no oeste e sul de Mato Grosso. 

Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (01/06 a 04/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (01/06 a 04/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (02/06 a 04/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (02/06 a 04/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Área de trigo em Toledo (PR)
Área de trigo em Toledo (PR)​

Sítio Nossa Senhora Aparecida em Caconde (SP)
Sítio Nossa Senhora Aparecida em Caconde (SP)​

Foto tirada em Costa Rica (MS). Envio de Paulo Henrique Pereira dos Santos
Foto tirada em Costa Rica (MS). Envio de Paulo Henrique Pereira dos Santos​

Colheita de milho safrinha em Sulina (PR). Envio de Cristiano Willenborg.
Colheita de milho safrinha em Sulina (PR). Envio de Cristiano Willenborg.​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário