Governo desbloqueia R$ 2 bi do Orçamento de 2018 com ajuda de leilões de petróleo

Publicado em 22/05/2018 11:18

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O governo desbloqueou 2 bilhões de reais do Orçamento de 2018, ano marcado pelas eleições presidenciais, diante da previsão de maior receita gerada com leilões de petróleo, mesmo reduzindo a estimativa de crescimento da economia e atingindo o limite do teto de gastos diante.

Segundo o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o bloqueio total neste ano agora é de 9,115 bilhões de reais diante de alguns riscos fiscais, como a renegociação do Simples.

"Vamos manter a prudência", afirmou ele durante coletiva de imprensa para comentar o relatório bimestral de receitas e despesas divulgado nesta terça-feira.

Segundo o documento, a previsão de receita com bônus de assinatura passou a 18,3 bilhões de reais em 2018, frente a 3,85 bilhões de reais projetados até então. Só com leilões de petróleo, são esperados 14,4 bilhões de reais, segundo o ministro.

O governo também retirou a previsão de receitas de 12,2 bilhões de reais com a privatização da Eletrobras neste ano. Antes esses recursos haviam sido separados em reserva de contingência.

Segundo Colnago, isso ocorreu devido à baixa chance de o processo de venda da estatal sair do papel neste ano. O projeto está no Congresso Nacional.

Para a economia, o governo diminuiu a previsão de crescimento neste ano a 2,5 por cento, sobre 2,97 por cento antes. Já a projeção para a inflação medida pelo IPCA caiu a 3,11 por cento, contra 3,64 por cento antes.

Mas elevou as contas para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 a 3,3 por cento, sobre 3 por cento.

A meta fiscal deste ano é de déficit primário de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência).

Diante da melhoria na arrecadação, impulsionada por receitas extraordinárias com o Refis, programa de renegociação de dívidas tributárias, e ajudada também por maiores royalties de petróleo em função da valorização da commodity, o mercado prevê que o cumprimento desse alvo se dará com folga de mais de 20 bilhões de reais, segundo relatório Prisma mais recente.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário