Justiça concede liminar de reintegração de posse após ocupação em fazenda da Embrapa em São Carlos, SP
A Justiça concedeu nesta terça-feira (17) uma liminar de reintegração de posse para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste. De acordo com o documento, os ativistas têm até as 15h para desocupar o terreno em São Carlos (SP).
Na madruga de segunda-feira (16), cerca de 50 pessoas que fazem parte da União Nacional Camponesa (UNC) ocuparam uma propriedade rural do órgão como forma de pressionar o Governo Federal a discutir a reforma agrária no país.
Ocupação
De acordo com o coordenador do movimento, Noredir José Queiroz, o movimento espera há quatro anos por um pedaço de terra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou os ativistas que parte da fazenda Canchim seria usada para o assentamento das famílias.
“Foi indicação do Incra. Falaram que estavam com a área em negociação com a Embrapa e essa área seria para a UNC”, disse.
Funcionários da Embrapa removeram alguns animais que pastavam na área ocupada.
...
O Incra negou que tenha indicado a fazenda Canchim ou qualquer outro imóvel para movimentos sociais de luta pela terra e que não há nenhuma negociação com a Embrapa para destinação de qualquer área pra assentamento rural.
Confira a reportagem completa no site do G1 São Carlos e Araraquara
0 comentário
Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade
CNA discute segurança jurídica no setor agropecuário
Planos de contingência na avicultura precisam ser tratados com a mesma importância que a prevenção das doenças, diz especialista
Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas
Portos no BR não estão preparados para receber navios maiores e mais modernos, podendo haver colapso logístico no médio a longo prazo
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade