Cana em SP é 42% do valor da produção agropecuária e presente em 504 cidades, derrubando a crítica à monocultura
Podcast
Cana em SP é 42% do valor da produção agropecuária e presente em 504 cidades, derrubando a crítica à monocultura
DownloadNo estado de São Paulo, o setor de cana-de-açúcar representa aproximadamente 42% de toda a produção agropecuária. Com isso, a cultura ganha destaque no setor da agricultura.
Segundo a pesquisadora do Instituo de Economia Aplicada (IEA), Rejane Cecília Ramos, a produção da cana-de-açúcar atingiu cerca de 42% em relação aos outros produtos no estado de São Paulo. “A importância econômica da cana no estado é muito significativa. Dos 645 municípios do estado, 504 cidades são produtoras sendo que 154 são responsáveis por 71% da produção”, destaca.
De acordo com dados da temporada passada, a área plantada atingiu cerca de 4,7 milhões de hectares em todo o estado. Apenas no Brasil, são cultivados nove milhões de hectares, sendo que o São Paulo representa 56,3% da produção brasileira.
“Essas informações ainda não foram finalizadas. Porém, houve uma queda na área cultivada e a expectativa é a produção que a safra 2017/18 será menor em 2% que a temporada passada”, afirma.
Após o setor de o agronegócio ter tido bom desempenho no produto interno bruto (PIB), o setor sucroenergético se destacou pela a geração de emprego em contratou 41,4 milhões de pessoas em São Paulo. Segundo informações do Ministério de Trabalho, para trabalhar no cultivo da cana foram empregados cerca 66 mil empregos relativo ao ano de 2016.
Leia mais:
>> Agropecuária cresceu 13% em 2017, destaca o Ministério da Agricultura
0 comentário
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp