Alimentos recuam no varejo e IGP-DI desacelera alta a 0,15% em fevereiro, diz FGV
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta 0,15 por cento em fevereiro de 0,58 por cento no mês anterior, diante da queda dos preços de alimentos no varejo e da fraqueza dos produtos industriais no atacado.
O dado divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters junto a economistas de avanço de 0,11 por cento.
No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60 por cento do indicador todo, subiu 0,15 por cento, depois de avançar 0,58 por cento em janeiro.
No IPA, os preços dos produtos agropecuários passaram a subir 0,59 por cento no período depois de recuaram 0,52 por cento em janeiro, mas por outro lado os industriais desaceleraram a alta a 0,01 por cento em fevereiro, de 0,94 por cento antes.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) mostrou menor pressão no varejo ao desacelerar a alta a 0,17 por cento em fevereiro, contra 0,69 por cento em janeiro. O IPC-DI corresponde a 30 por cento do IGP-DI.
O resultado reflete principalmente a queda de 0,29 por cento do grupo Alimentação, ante alta de 1,23 por cento em janeiro, diante do comportamento do item hortaliças e legumes.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,13 por cento no período, sobre 0,31 por cento no mês anterior.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
(Por Taís Haupt)
0 comentário
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados