Senado aprova decreto de intervenção no Rio por 55 votos a 13

Publicado em 21/02/2018 05:56
no Poder360

O Senado aprovou na noite desta 3ª feira (20.fev.2018) o decreto de intervenção no Rio de Janeiro. Foram 55 votos a favor e 13 contrários ao controle do governo federal na área de segurança pública.

Com isso, o decreto está aprovado pelo Congresso e não corre mais risco de ser revertido. Na última madrugada, o texto foi aprovado pela Câmara.

A sessão se estendeu pela noite ao longo de mais de 3 horas de discussão. A oposição criticou a possibilidade de mandados coletivos de prisão e a falta de 1 planejamento prévio apresentado pelo governo.

O relator da proposta no Senado, Eduardo Lopes (PRB-RJ), afirmou que apenas nos próximos dias o governo deve detalhar o planejamento para a ação das Forças Armadas, bem como o orçamento que será disponibilizado. Veja como cada senador votou:

O DECRETO

decreto já está em vigor desde a última 6ª feira (16.fev), quando foi assinado. Mas precisava passar pelas duas Casas do legislativo em até 10 dias após a publicação. Caso fosse rejeitado pelos senadores, os efeitos do texto seriam suspensos.

O texto dá poder para que o interventor nomeado, o general Walter Souza Braga Netto, administre forças de segurança locais. Ele comandará a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a administração do sistema carcerário do Rio. Os militares têm poder provisório de polícia. Poderão patrulhar e revistar pessoas, por exemplo, mas ficarão impedidos de prender sem autorização da Justiça.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário