Produção de pipoca brasileira preocupa produtores argentinos
Em abril a safra de pipoca 2017/18 da Argentina começou bem com preços de exportação em média acima de US $ 550 por FO FOB . Na verdade, na época, parecia que a abordagem de produção inteligente da indústria de pipoca argentina (que visa equilibrar a produção com a demanda) conseguiu estabilizar os preços.
Mas em maio, os preços começaram a cair de forma constante como uma nova safra de preço competitivo do Brasil e os EUA começaram a entrar nos mercados internacionais. Em um relatório preparado exclusivamente para a IFT, o CAMPI (tabuleiro de pipoca da Argentina) cita compras no mercado spot até US $ 450 por MT FOB durante os meses entre maio e julho. Muitos membros da CAMPI consideraram que esses preços estavam abaixo dos custos de reabastecimento. A partir de agosto, as coisas melhoraram e, em novembro, a atualização mensal do preço da CAMPI listou o preço médio das exportações de pipoca em US $ 517,41 por MT FOB .
Além disso, as preocupações fitossanitárias em torno da presença do fungo Stenocarpella Maydis afetaram o movimento para o Irã e especialmente a Rússia, ambos mercados secundários significativos.
Este foi o pano de fundo que enfrentou a indústria argentina de pipoca, já que a plantação começou. De acordo com Diego Morales de Catajuy, dado este panorama, a contratação de produtores desta vez não era uma tarefa fácil.
"Alguns produtores com quem trabalhamos por oito ou nove anos nos disseram que não iriam plantar pipoca desta vez", diz ele.
Mas, apesar das dificuldades, o CAMPI estima que a área semeada com pipoca nesta temporada será aproximadamente igual à do ano passado.
Condições de plantio
A Argentina planta três culturas distintas de pipoca. O primeiro é geralmente plantado de setembro a outubro na área primária de pipoca primária, que se espalha pelas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé. Tradicionalmente, essa safra é a maior das três. O segundo é plantado na mesma área que uma segunda safra. E o terceiro é plantado nas províncias do norte de final de dezembro a janeiro.
Na ausência de dados oficiais, os membros do CAMPI Sr German Longobardi da Pop Company (Grupo Hathor) , Carlos Tovagliari da Pop Argentina e José Maranessi da Alicampo entrevistaram seus colegas e prepararam um relatório exclusivo para fornecer aos leitores uma visão geral completa desta safra de pipoca.
O relatório afirma que, na área de cultivo primário, as chuvas excessivas na primeira metade de 2017 resultaram em bons níveis de umidade do solo em direção a este ciclo de plantio. Como resultado, a semeadura da primeira colheita de pipoca começou em tempo hábil em meados de setembro, mas as abundantes chuvas adicionaram ainda mais umidade a campos já saturados, tornando impossível que os arados continuem semeando e resultando em inundações em algumas áreas.
No entanto, a CAMPI informa que os produtores da região primária de crescimento conseguiram obter 70% a 80% da área de pipoca alvo semeada como primeira safra. Mas alguns produtores tiveram melhor sorte do que outros.
Morales de Catajuy, cuja empresa contrata produtores na área de Pergamino, Buenos Aires, compartilha sua experiência: "Planejamos plantar 70% de nossa safra na janela tradicional e 30% como segunda safra, mas por causa do clima , acabou por ser o contrário. Conseguimos plantar cerca de 30% da safra de 25 de setembro a 10 de outubro e o resto foi plantado como segunda safra após 20 de novembro ".
De novembro a início de dezembro, as chuvas secaram e as temperaturas aumentaram. Mas, uma vez que os níveis de umidade do solo foram altos para começar, não está claro se esse efeito da seca afetará os rendimentos. O tempo nos próximos 30 dias será um fator determinante.
Incluindo a colheita de pipoca no norte, o CAMPI projeta que a área plantada desta vez será aproximadamente igual ao ano passado, o que, de acordo com as fontes entrevistadas na época, era de cerca de 50.000 a 55.000 hectares .
Perspectivas de mercado
CAMPI projeta que a Argentina venderá entre 200.000 e 210.000 toneladas de pipoca para os mercados internacionais em 2017/18, encerrando a campanha com zero. Isso significa que o fornecimento da Argentina em 2018/19 depende inteiramente da próxima safra, que começará em abril na área primária de crescimento e terminará em julho no norte.
Enquanto isso, os EUA produziram muita pipoca nas últimas safras, o que levou ao aumento das exportações dos EUA a preços muito competitivos. De setembro de 2016 a agosto de 2017, o CAMPI relata ver mais 35 mil toneladas de pipoca dos EUA em mercados tradicionalmente fornecidos pela Argentina, incluindo Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Índia, Paquistão e Colômbia.
Na opinião de Morales, a presença dos Estados Unidos nesses mercados não persistirá no longo prazo.
"Os EUA tiveram algum excesso de produção que incluiu produtos com uma taxa de expansão relativamente menor que conseguiram vender a preços muito competitivos", ele explica, acrescentando que ele não considera os EUA um concorrente sério, especialmente não nos mercados sul-americanos .
Em vez disso, o que preocupa Morales é o Brasil. Ao longo das últimas campanhas, o Brasil descobriu os híbridos de pipoca certos para suas áreas em crescimento e produziu produtos de boa qualidade com rendimentos mais elevados. Isso permitiu que o Brasil se posicionasse como um fornecedor significativo em vários mercados.
"Isso é um problema para nós", diz Morales . "O Brasil tem mais luz solar do que na Argentina, e isso significa que a pipoca tem uma aparência melhor. Muitos mercados equivalem a uma cor agradável e brilhante com qualidade. Se eles obtiverem bons rendimentos, isso também os torna competitivos ".
Mas o Brasil, o segundo maior mercado de pipoca do mundo atrás dos EUA, teve problemas de produção nas duas últimas campanhas, que impulsionaram os preços domésticos da pipoca acima dos preços internacionais e, consequentemente, suas exportações.
Mato Grosso, o maior estado de crescimento de pipoca do Brasil, planta sua safra em janeiro e fevereiro. Durante esse período, o CAMPI observará atentamente o número de hectares que os produtores de Mato Grosso geram para a pipoca.
"Acho que a situação mundial da oferta de pipoca está em seu limite", diz Morales . "Adicione mais pipoca ao comércio global e os mercados irão travar".
A CAMPI considera um volume de exportação de 30.000 a 40.000 MT fora do Brasil como compatível com a manutenção de um bom saldo global da oferta e demanda. Qualquer coisa acima que poderia ver os preços cair como eles fizeram em 2015/16; Naquele ano de comercialização, o Brasil exportou 65 mil toneladas de pipoca e os preços internacionais caíram abaixo de US $ 400 por MT FOB.
"A Argentina costumava exportar 230 mil a 240 mil MT por ano", diz Morales . "Agora estamos compartilhando mercados globais com o Brasil. Além disso, estamos vendo os EUA penetrar mercados sensíveis aos preços, onde normalmente não são competitivos ".
Além do aumento da concorrência em alguns mercados, a indústria argentina de pipoca também teve que enfrentar as preocupações fitossanitárias levantadas pela Rússia e pelo Irã quanto ao fungo Stenocarpella Maydis .
"Este é um fungo que está presente no solo praticamente em todos os lugares, o milho é cultivado na Argentina, no Brasil e nos EUA", explica José Maranessi da Alicampo em uma entrevista de acompanhamento. "Então, quando esses países colhem suas colheitas de milho, o fungo quase sempre está presente".
No entanto, continua Maranessi , Stenocarpella Maydis não afeta a qualidade ou rendimento das culturas e não tem efeitos adversos sobre os consumidores. No entanto, países como a Rússia e o Irã, ambos isentos de Stenocarpella Maydis , temem que ele possa contaminar o solo e, portanto, considerá-lo como uma praga de quarentena.
A Rússia tem as medidas de controle mais rigorosas. Até recentemente, exigia o teste do fungo tanto na instalação de carga quanto na porta de chegada. O problema com essa abordagem é que a análise de Stenocarpella Maydis não é confiável e pode resultar negativa em um momento e positiva em outra. Este procedimento, portanto, criou um jogo muito arriscado de roleta russa para exportadores argentinos. Uma expedição de pipoca examinada pelo SENASA (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar) da Argentina no porto de Buenos Aires poderia testar positivo para Stenocarpella Maydisà chegada à Rússia. Para piorar as coisas, de acordo com as regulamentações russas, qualquer remessa que apresentou resultados positivos deve ser devolvida à sua origem a um custo substancial para o exportador. Isso dissuadiu a maioria dos exportadores de pipoca de fazer negócios com a Rússia. E todos os comerciantes intrépidos que estavam dispostos a aproveitar a chance foram completamente congelados em meados de 2017 quando o governo da Rússia enviou à Organização Mundial do Comércio uma lista de novos requisitos para vários produtos alimentares, entre eles uma insistência de que todas as importações de milho sejam cultivadas Terra livre de Stenocarpella Maydis . O SENASA comunicou a impossibilidade de cumprir com este requisito aos seus homólogos russos e solicitou um retorno ao acordo anterior. A partir desta escrita, a Rússia ainda não respondeu a esse pedido.
No caso do Irã, a situação não é tão grave. As autoridades só exigem que o embarque seja testado na instalação de carregamento e esteja perfeitamente disposto a aceitar a determinação do SENASA como a palavra final. No entanto, isso ainda é problemático para o exportador, pois a análise para Stenocarpella Maydis pode demorar até um mês, período durante o qual a carga que está sendo testada deve ser deixada com o SENASA, incorrendo em custos adicionais de armazenagem e criando dores de cabeça logísticas para o exportador.
Para abordar as preocupações das autoridades nesses destinos, a CAMPI está seguindo duas linhas de ação. Primeiro, está trabalhando com o SENASA em uma campanha de informação dirigida a autoridades convincentes sobre a natureza inócua desse fungo particular e o risco de propagação quase inexistente. Em segundo lugar, está trabalhando com o INTA , Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina , para desenvolver tratamentos que possam controlar o fungo. Este último esforço já produziu alguns resultados promissores, mas um estudo adicional é necessário antes que um desses produtos possa ser considerado seguro para uso comercial.
Tradução: Marcelo Lüders / IBRAFE
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