Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra
Podcast
Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra
DownloadNesta quinta-feira (15), Daniel Olivi, do Notícias Agrícolas, Ginaldo de Sousa, da Labhoro Corretora e Sofía Corina, analista da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), conversam com o jornalista Aleksander Horta diretamente de Rosario (Santa Fe), na Argentina, para trazer algumas informações sobre a safra de soja do país vizinho, que sofre ameaças em decorrência do clima.
A BCR já havia cortado sua estimativa de 56 milhões de toneladas para 52 milhões de toneladas. Os últimos levantamentos da Bolsa mostra que as perdas para o cultivo são de 15% a 17%.
No Crop Tour do qual participam Olivi e Sousa, já foi constatado que as áreas com a oleaginosa necessitam de chuvas, embora estejam em bom estado até o momento. Este é um ponto crucial para a safra, já que a soja vem definindo seu rendimento e o potencial já está limitado, como destaca Corina. Há previsões de chuva para o próximo sábado, mas os volumes, mesmo que se cumpram, podem não ser suficientes para reverter a situação.
São diferentes situações hídricas ao longo do país, sendo a área mais sofrida o sul de Santa Fe e o norte de Buenos Aires, que necessitam de grandes volumes para se recuperar. Outras áreas, por sua vez, precisam apenas de volumes entre 30mm a 40mm.
Se as chuvas não se confirmarem, a Argentina poderá ver suas projeções de produtividade cairem ainda mais. E, como conta Corina, o estoque de passagem não é suficiente para cobrir a eventual quebra que possa vir pela frente.
Na próxima quarta-feira (21), a BCR irá divulgar sua nova projeção para a safra argentina.
Crop Tour Argentina 2018
Olivi e Sousa, juntamente dos representantes da Big Safra, seguem para a reta final da viagem, que irá percorrer a província de Buenos Aires, uma das que mais sofrem com a seca no país.
Clique aqui e confira as últimas novidades do Crop Tour!
0 comentário

Soja devolve os ganhos em Chicago e trabalha com leves baixas nesta 4ª; farelo e óleo estáveis

Soja tem leves altas em Chicago nesta terça-feira acompanhando o petróleo

Com dólar em queda e conflitos no Oriente Médio, Victor Cazzo destaca o momento ideal para negociar a soja

Produtores do Sul de Minas antecipam planejamento para a safra de soja 2025/26

Soja opera estável em Chicago nesta manhã de 3ª feira, com óleo realizando lucros

Óleo de soja sobe mais de 8% em Chicago e é principal suporte do grão nesta 2ª; atenção aos preços no BR