Proposta quer sustar decisão e liberar agrotóxicos que contenham substância ‘Paraquate’
A Câmara dos Deputados poderá sustar resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso no País de agrotóxicos que contenham a substância ativa ‘Paraquate’ em sua composição (Resolução 117/17).
É o que pretende o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 817/17, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). “O setor agropecuário se depara com a proibição de uma das ferramentas mais importantes para o cultivo de várias das principais culturas nacionais - como a soja, cana-de-açúcar, milho, algodão e trigo”, observa Heinze.
O deputado argumenta que o Paraquate é registrado e comercializado em 85 países, entre os quais EUA, Canada, Austrália, Japão e Nova Zelândia, que, segundo ele, possuem os sistemas regulatórios mais exigentes do mundo. Para Heinze, o parecer da Anvisa fundamentou-se em argumentos políticos e não científicos.
O parecer da Anvisa que proíbe o uso de Paraquate conclui que o manuseio do produto pode levar a mutação genética e causar a doença de Parkinson.
Heinze rebate as conclusões da Anvisa baseando-se no parecer do órgão sanitário da Austrália (Australian Pesticides and Veterinary Medicines Authority (APVMA), o qual, segundo o deputado, concluiu em 2016 que não há relação causal do Paraquate com a doença de Parkinson ou com mutagenicidade.
Tramitação
O projeto será discutido e votado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será analisado e votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
1 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
Saulo José Onofre marinho João pessoa - PB
Querem aumentar o consumo de agrotóxicos no Brasil campeão de uso de agrotóxicos , e envenenar o meio ambiente e contaminar ainda mais o homem, proporcionando mais doenças, sobretudo câncer inclusive, conforme alerta o INCA, e centenas de publicações sobre o tema, que são publicadas anualmente.
Saulo, pelo visto voce não faz a menor ideia de agricultura!! No máximo entende de macaxeira e girimum. Então não fala asneiras.
Saulo, vá plantar uma hortinha orgânica no seu quintal, em vez de ir no mercado. Se o alimento não está do jeito que vc quer, faça você mesmo seu próprio alimento.
Saulo "agradeça aos Agrotóxicos por estar vivo" ... esse é o livro de Nicholas Vital, Record, que indico para voce ler.
Com certeza o grupo deve fazer parte do time , do quanto pior melhor.
Certemente não leem , nem tampouco sabem da correlação agrotóxicos x meio ambiente x doenças. Ou sera que recebem a feira das multinacionais que envenenam e matam cada vez mais o povo brasileiro.
Basta lerem o ultimo relatorio do Instituto Nacional do Câncer (IAC), que vão ver sobre o que estou falando. Os gaúchos e os sul-Mato-Grossense, sabem do que estou falando, com familias que manipulam agrotoxicos que adquirem doenças, e ate se suicidam .