Conab divulga lista de produtos que terão bônus de desconto no Pronaf em fevereiro
Arroz, cebola e leite estão entre os produtos com direito a desconto nas parcelas deste mês no financiamento de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os bônus são calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir de pesquisas dos preços de mercado nos estados. A lista completa com todas as culturas e regiões contempladas em fevereiro foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU).
A ação faz parte do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), executado pela Conab. O desconto é concedido quando o valor de mercado de algum dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Essa dedução incide sobre o pagamento ou a amortização de parcelas do financiamento no Pronaf.
Outros produtos que terão direito ao benefício em fevereiro são: alho, abacaxi, babaçu, banana, batata, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, erva-mate, feijão-caupi, laranja, manga, maracujá, mel, milho, sorgo, trigo e triticale.
Seguindo a tendência do mês anterior, os itens que registraram maiores bônus nesta edição continuam sendo o feijão-caupi, manga e amêndoa de babaçu. Também merece destaque o trigo no Rio Grande do Sul, que está com o preço médio de mercado R$ 29,67 enquanto o preço de garantia é de 39,02, uma diferença de 23,96%. O alho em Goiás chegou a registrar bônus de 23,47% e o arroz, em Sergipe, de 21,75%.
Os valores calculados para o mês de fevereiro entram em vigor a partir do dia 10 de fevereiro e valem até o dia 9 de março.
Clique aqui para acessar a Portaria nº 74 com informações detalhadas sobre os descontos.
0 comentário
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila