Com apoio do Sistema Famasul, IBGE avança no Censo Agro
Falta pouco para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística terminar o levantamento do Censo Agropecuário 2017. O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS é um dos órgãos participantes do Comitê Estadual Gestor do Censo e colabora com esse balanço por intermédio da mobilização dos produtores, com o apoio dos sindicatos rurais.
“Temos muitos produtores que possuem propriedades em Mato Grosso do Sul e residem em outros estados. Os sindicatos rurais possuem extrema importância nessa mobilização para que os agentes tenham acesso às informações. Do pequeno ao grande produtor, os dados são fundamentais para fomentar até mesmo investimentos, transações e políticas públicas que fortalecem o setor produtivo”, destaca o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, que participa do Comitê.
O último Censo Agropecuário foi realizado há cerca de dez anos (2006/07). Até o dia 29 de janeiro de 2018, foram coletados cerca de 60 mil questionários, que representam 86% da estimativa de 65.127 estabelecimentos agropecuários no estado.
O superintendente do IBGE em Mato Grosso do Sul, Mário Alexandre de Pinna Frazeto, avalia como positiva a parceria. “Esse apoio do Sistema Famasul norteou o trabalho do IBGE, e superou nossas expectativas. A comunidade recebeu muito bem os nossos recenseadores e já estavam informados sobre a coleta de dados, principalmente na região do Pantanal, que é de difícil acesso. Apesar da chuva, que tem prejudicado um pouco, deveremos terminar esta primeira fase no dia 28 de fevereiro”, explica.
Segundo o chefe da unidade a previsão é que os dados sejam divulgados em junho
0 comentário
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila