Governo do Estado da Paraíba começa distribuição de sementes para 60 mil agricultores

Publicado em 29/01/2018 08:23

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), deu início nessa sexta-feira (26) à distribuição de sementes para cerca de 60 mil agricultores em 110 municípios paraibanos. Estão sendo atendidas inicialmente as regiões do Sertão, Cariri, Seridó e parte do Curimataú.

Durante todo o dia dessa sexta-feira, a entrega foi realizada no polo de armazenamento no município de São Mamede, a fim de beneficiar agricultores do Sertão. As sementes serão levadas para os escritórios da Emater de cada município, que é o órgão responsável, sob a coordenação da Sedap, para entrega das sementes aos agricultores beneficiários e aderidos ao Programa Garantia Safra. Toda a ação segue em conformidade com o calendário agrícola de plantio das culturas de milho, feijão, arroz vermelho e sorgo.

Foram adquiridas 225 toneladas de sementes certificadas, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), no valor de R$ 2,5 milhões. A entrega faz parte da primeira etapa do calendário de distribuição de sementes, edição 2018.

“A secretaria executa muitas ações. Esta é mais uma de fundamental importância, o benefício é direto nas mãos dos agricultores. Nós fizemos um esforço enorme para adquirir sementes de qualidade e com certificação para que cheguem no tempo certo de plantio, por isso estabelecemos  um calendário de entrega para que os agricultores plantem e colham em tempo hábil, ou seja, aproveitando as chuvas que ocorrem por regiões. A expectativa é para que todos colham uma enorme safra de grãos”, explicou o secretário da Sedap, Rômulo Montenegro.

Da mesma expectativa compartilha o agricultor Adelson Júnior, do município de Areia de Baraúnas: “Estamos esperando um grande inverno e essa semente vai nos ajudar muito a ter de volta as sementes que perdemos após cinco anos de seca. Essa semente é excelente e precoce, pois precisa de menos tempo e menos chuva para ser colhida; é um benefício enorme, que chega no tempo certo”.

Cada agricultor beneficiário vai receber 10 quilos de milho, cinco quilos de feijão e 20 quilos de arroz vermelho. As sementes de sorgo serão distribuídas de acordo com a aptidão de plantio do produtor e da região.

Leia mais em Paraíba Online

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Paraíba Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário